Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Pós-graduandos da UFOPA relatam experiência em universidade canadense

Pós-graduandos da UFOPA relatam experiência em universidade canadense

Pós-graduandos da UFOPA relatam experiência em universidade canadense

Pontos positivos e de melhoria foram relatados. Foto: Talita Baena

Doutorandos e mestrandos de três programas de pós-graduação da UFOPA - Sociedade Natureza e Desenvolvimento, Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos e Recursos Naturais na Amazônia - participaram nesta quarta-feira, 17, de reunião avaliativa e de socialização das experiências vividas durante o curso “Amazônia: meio, intervenção e conservação”, promovido pela Universidade do Quebeque em Montreal (Université du Québec à Montréal - UQAM), ocorrido no mês de agosto.

Com o foco nas ciências ambientais, o curso teve dois momentos: o primeiro foi de palestras com especialistas, em Brasília (DF); e, o segundo, já em Santarém, quando professores e estudantes de diversas nacionalidades foram a campo conhecer comunidades e a complexidade dos ecossistemas amazônicos, como os de várzea e os de florestas.

Em anos anteriores, somente estudantes de graduação tinham essa experiência, conta a pós-graduada Gina Cynthia do Valle. “Após dez anos, essa foi a primeira vez que ocorreu a integração dos pós-graduandos no curso. Então, agora, dividimos a experiência, e isso foi muito interessante porque foi possível interagir com as comunidades, e ver a perspectiva do amazônida, o dia a dia, a floresta, os costumes, ao mesmo tempo em que interagimos com outras culturais, pois, no curso, havia, além de professores e estudantes canadenses, franceses, um belga, um colombiano e um iraniano”, ressalta Gina, doutoranda do programa Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da UFOPA.

Relato de experiências

A assimilação, na prática, dos conhecimentos em ecologia, manejo e conservação de ecossistemas amazônicos deve ser relatada pelas mestrandas Keely Torres e Luciene Ferreira. “Estamos planejando relatar a experiência com o curso da UQAM, durante a III Jornada Acadêmica da UFOPA”, informaram durante a reunião.

Na avaliação de Iracenir Andrade, assessora de Relações Nacionais e Internacionais da UFOPA, presente à reunião juntamente com a diretora de Pesquisa da Universidade, Delaine Sampaio da Silva, a participação dos pós-graduandos no curso ofertado pela UQAM é fundamental e determinante para a formação deles, pois eles serão os futuros formadores de outros estudantes. “Eles serão os profissionais que terão um papel fundamental na estrutura e no desenvolvimento dessa região. Então é fundamental que eles conheçam a própria região, que eles conheçam novas culturas, que eles tenham essa parceria com outros professores, conheçam a opinião de outros estudantes”, destacou Iracenir.

Ainda de acordo com a assessora, outras parcerias já estão sendo planejadas para 2015. “Nós estamos delineando as políticas de internacionalização da UFOPA, estabelecendo diversas parcerias. E uma delas é um curso fruto de parceria entre a França, o Gabão e o Brasil. É uma batalha antiga, que iria para outras estações científicas, mas em 2015 traremos para a Flona do Tapajós, e nós queremos muito que nossos estudantes da pós-graduação participem disso, é um contato interessante, determinante para a formação deles, e nós precisamos disso”, finaliza.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

18/9/2014


“Após 10 anos, essa foi a primeira vez que ocorreu a integração dos pós-graduandos no curso", disse Gina do Valle (centro), doutoranda em Sociedade Natureza e Desenvolvimento.