Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Programa Um Pé de Quê? destaca pesquisa sobre copaíba na UFOPA

Programa Um Pé de Quê? destaca pesquisa sobre copaíba na UFOPA

A equipe do programa “Um Pé de Quê?”, exibido pelo Canal Futura, esteve na manhã do dia 14 de setembro na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para gravar uma entrevista no Laboratório de Biotecnologia Vegetal com a Profa. Dra. Elaine Oliveira, diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), sobre as pesquisas realizadas com o óleo da copaíba. A Copaifera spp. será tema de um dos programas da nova temporada, veiculada até o final do ano.

Elaine Oliveira pesquisa o óleo de copaíba desde 2003 e realizou o georreferenciamento de algumas árvores na Floresta Nacional do Tapajós, nos quilômetros 67 e 83, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (Comflona), além de avaliar o rendimento do óleo de acordo com a sazonalidade da região.

Há quatro anos, ela implementou na UFOPA um banco de óleos de copaíba, identificados por espécie, localização, número da árvore e período de coleta, fatores que influenciam consideravelmente nas propriedades químicas do óleo. Isso viabilizou várias pesquisas que vêm sendo realizadas por alunos de iniciação científica e mestrado.

Na entrevista, a professora explicou essas diferenças e frisou a importância de se estimular a produção segura do óleo de copaíba, com um controle de qualidade para que haja a valorização e agregação de valor ao produto florestal não madeireiro de grande importância no Brasil e no mundo.

Um Pé de Quê? – Apresentado por Regina Casé, o programa mostra, há dez anos, espécies de plantas brasileiras, relacionando suas características, histórias e potencialidades à música, culinária, tecnologia, antropologia, entre outras áreas. Vai ao ar às quartas-feiras, às 22 h, no Canal Futura, com reprises às quintas-feiras (13h30), sábados (16h) e domingos (19h).

Luena Barros – Comunicação/UFOPA

16/9/14

Profa. Elaine Oliveira e alunos com a equipe de gravação do programa "Um Pé de Quê?" - Foto: Luena Barros, 14/9/2014