Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Reitora discute interiorização da UFOPA com servidores

Reitora discute interiorização da UFOPA com servidores

Reitora, Prof. Lázaro e Profa. Ednea reunidos com servidores. Foto: Maria Lúcia Morais

Na última sexta-feira, dia 12 de setembro de 2014, a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, reuniu-se em Santarém (PA) com servidores lotados nos câmpus dos municípios de Óbidos, Monte Alegre, Alenquer, Itaituba, Oriximiná, Juruti, Monte Alegre, além de Almeirim - onde a Universidade pretende implantar um núcleo -, para discutir a expansão da universidade nesses municípios. “Hoje estamos diante de um grande desafio que é a interiorização da universidade”, afirmou a reitora.

Durante a reunião, que contou com a participação do diretor de Interiorização, Lázaro João Santana da Silva, e da coordenadora do PARFOR, Ednea Nascimento Carvalho, foram apresentados e discutidos os principais desafios do processo de interiorização da Universidade, como lotação de novos servidores, a oferta de cursos de graduação e a estruturação dos novos câmpus. "Vocês representam a UFOPA nesses municípios. A UFOPA e os municípios precisam de uma maior participação dos servidores nesse processo de interiorização", ressaltou a reitora.

Durante o encontro, Raimunda Monteiro afirmou que dará prioridade à construção dos novos câmpus nos municípios polos. “Já estamos licitando a construção dos prédios de Monte Alegre, Alenquer e Itaituba, onde estamos em busca de parcerias”, informou. Os prédios que serão licitados terão quatro pavimentos, com oito salas de aula com capacidade para 50 alunos cada, além de laboratórios e salas administrativas. A previsão é de que as obras já se iniciem em 2015.

O diretor de Interiorização, Lázaro da Silva, informou que para 2015 a previsão é de que sejam ofertados os seguintes cursos de graduação: Pedagogia Infantil, em Óbidos; Bacharelado em Biologia da Conservação, em Oriximiná; e Agronomia e Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia, em Juruti. "Nos municípios polos, vamos priorizar a instalação e a oferta de Bacharelados Interdisciplinares, que duram três anos".

Com relação ao município de Almeirim, a reitora afirmou que a UFOPA continuará a executar o Parfor. "Almeirim está nos nossos planos como futuro núcleo, com a oferta de cursos regulares". Ao final do encontro, a reitora realizou a entrega de um notebooks para cada município polo.

Confira mais fotos do evento.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

15/9/2014

Momento da reunião da reitora da UFOPA com servidores dos câmpus do Interior - Fotos: Maria Lúcia Morais, 12/9/2014