Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Tradição Disciplinar x Interdisciplinaridade marca conferência de abertura da III Jornada Acadêmica

O vice-presidente da Câmara Superior do Conselho de Educação Superior do Ministério da Educação, Prof. Dr. Erasto Fortes Mendonça, ao proferir a conferência intitulada “O ensino, a pesquisa e a extensão nos projetos institucionais das universidades brasileiras”, abriu a extensa programação da III Jornada Acadêmica da UFOPA, iniciada ontem, no auditório do Bloco de Salas Especiais do Câmpus Tapajós, com a cerimônia de abertura, que contou com a presença da reitora Raimunda Monteiro, da pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEN), Fátima Lima, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), Sérgio Melo, e de diretores, professores e estudantes da UFOPA.

Erasto Fortes Mendonça resgatou a história da implantação do ensino superior no Brasil, destacando a tradição disciplinar, com a criação das primeiras faculdades no início do século XX, os desafios da interdisciplinaridade, que na contemporaneidade tem enfrentado o ensino, as universidades e a pesquisa científica em todo o mundo. “Eu tentei levantar alguns elementos históricos da constituição da universidade, algumas vezes, do impedimento da sua constituição como universidade no Brasil, para sublinhar que a nossa tradição de educação superior é uma tradição disciplinar e de cursos isolados. E a ideia de universidade, tal como contemporaneamente se tem, a de uma instituição que tenha uma universalidade do conhecimento, em um campo territorial constituído, com um conjunto de áreas de conhecimentos contemplados, que produz conhecimento, pesquisa, ensino e extensão, é uma ideia recente no Brasil, e as dificuldades, a que portanto leva essa tradição disciplinar de trabalhar exatamente o tema da UFOPA, que é trabalhar a interdisciplinaridade do conhecimento”, explica o conferencista.

Ainda segundo Fortes Mendonça, na reflexão sobre a formação interdisciplinar no Brasil, a UFOPA é uma das protagonista. “Eu acho o papel da UFOPA, como uma nova universidade, exatamente este: “puxa o carro” das instituições superiores de pensar reflexivamente qual é o papel que as universidades têm, no conjunto das instituições de educação superior, sobre a formação interdisciplinar. Eu acredito que a UFOPA tem, até pela sua maneira de constituição e pelas análises críticas que vêm sendo feitas da implantação do seu projeto, este protagonismo no conjunto das universidades”, acredita.

Para a reitora Raimunda Monteiro, essa reflexão é importante para que a UFOPA faça uma avaliação de seu processo de implantação, que em 2014 completa 5 anos. “Neste momento de reflexão sobre ensino, pesquisa e extensão que é a Jornada Acadêmica, nós estamos aproveitando para fazer uma avaliação, uma reflexão, visando a possíveis ajustes e aperfeiçoamento na forma como a UFOPA desenvolve a sua política de ensino de graduação”, informa.

A III Jornada Acadêmica da UFOPA ocorrerá até o dia 17, com atividades nos câmpus Tapajós, Rondon, Amazônia e também no Iespes.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

16/10/2014