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UFOPA deve ampliar programas de assistência estudantil em 2015

UFOPA deve ampliar programas de assistência estudantil em 2015

Foto: Luena Barros, 16/9/2014

Na reunião realizada pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES), alunos e dirigentes da Universidade discutiram formas de acesso e permanência no ensino superior

A reunião da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES), que ocorreu no dia 16 de setembro no auditório do Câmpus Tapajós, contou com a participação da Reitoria, de representantes das unidades acadêmicas, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Diretório Acadêmico Estudantil Indígena (DAIN) e estudantes da UFOPA, com o objetivo de apresentar e discutir os programas de assistência estudantil desenvolvidos pela Universidade e o planejamento para 2015.

A reitora Raimunda Monteiro declarou que a Universidade está estruturando uma política de assistência estudantil que vai além de auxílios para inclusão, permanência e sucesso acadêmico, promovendo atividades culturais à comunidade acadêmica: “Nós nos desafiamos a implementar a política nacional com muito zelo e com o máximo do alcance dela”, destacou.

Na oportunidade, a reitora reafirmou as metas da Instituição para este ano. “É um ano de fortalecimento para a consolidação institucional da UFOPA. Vamos criar algumas oportunidades para dialogar de forma mais ampla. Temos problemas, mas estamos muito convictos de que essa excelência e essa participação continuam inerentes à nossa vontade, ao nosso compromisso à frente da Universidade”, afirmou.

Além da estruturação de todas as áreas, a regulação da Universidade deve ser concluída este ano. Também estão previstos o aperfeiçoamento do ensino indígena por meio de uma política de inclusão adequada à região e ações de internacionalização e incentivo ao desenvolvimento de projetos inovadores.

Assistência estudantil – Atualmente, há três programas de assistência estudantil na UFOPA. O Programa Permanência é constituído de quatro modalidades de auxílio: moradia, alimentação, transporte e apoio didático-pedagógico. O Programa Permanência Especial Indígena engloba todos os auxílios e é destinado a etnias indígenas e quilombolas. Já o Programa de Língua Estrangeira apoia o ensino de inglês.

Em 2014, a PROGES informou que foram concedidos 907 auxílios permanência a estudantes não indígenas, entre os quais 250 também são contemplados com auxílio-moradia. Recentemente, foram divulgados mais 150 contemplados com o auxílio-permanência. Para estudantes indígenas, são 178 bolsas.

Para o ano que vem, a PROGES prevê a ampliação desses auxílios. A meta é conceder 1.257 auxílios permanências, 350 auxílios-moradias e 242 bolsas do Programa Especial, totalizando 1.849 bolsas. Em relação às bolsas de língua estrangeira, a meta é buscar convênios com outras instituições e conceder bolsas para o estudo de outros idiomas, como espanhol e francês.

Processo Seletivo Especial – A Diretoria de Ações Afirmativas, vinculada à PROGES, informou que serão realizados seminários em Santarém, Oriximiná e Jacareacanga para o Processo Seletivo Especial Indígena 2015. A escolha do município de Jacareacanga é estratégica para viabilizar a maior participação da etnia mundurucu do Alto Tapajós na seleção. Além disso, o Processo Seletivo Especial para os quilombolas está em fase de planejamento e deve ser implantado em 2016. As demandas estão sendo levantadas junto às associações quilombolas e o primeiro seminário será realizado em outubro deste ano, em Oriximiná.

Monitoria de Aprendizagem – O pró-reitor de Gestão Estudantil, Raimundo Valdomiro de Sousa, anunciou a criação da Monitoria de Aprendizagem no segundo semestre letivo de 2014, garantida a todos os estudantes reprovados ou em risco de reprovação. Eles terão um acompanhamento de estudos contínuo feito por outros estudantes em espaços determinados nos institutos, com a supervisão da PROGES e dos professores. Os monitores receberão certificado de monitoria e auxílio-transporte.

A ação reforçará o acompanhamento acadêmico aos alunos indígenas que estão enfrentando dificuldades no aprendizado. A demanda foi apontada por Adenilson de Souza, diretor do DAIN, durante a reunião.

Outras novidades em 2014 – Durante a reunião, também foi levantada a necessidade de instituir a participação de alunos indígenas no Conselho Universitário (Consun). O DCE, que participa atualmente com três representantes no Consun, destinou uma das cadeiras ao DAIN já para as eleições deste ano.

A partir do segundo semestre deste ano, a Universidade apoiará oficinas de música, teatro, caratê, xadrez e de outras atividades ligadas à arte, esporte e lazer para os estudantes. Os alunos interessados em submeter propostas de atividades devem entrar em contato com a PROGES.

Também foram confirmados os Jogos Internos da UFOPA em 2014, ainda sem data definida para realização.

Luena Barros - Comunicação/UFOPA

18/9/2014

 

Representantes da FUNAI chamaram a atenção para a necessidade de acompanhar o ensino aos indígenas.

 

Reunião da PROGES contou com grande participação de alunos - Fotos: Luena Barros, 16/9/2014.