Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro UFOPA sedia reunião do Fórum Estadual do Parfor

UFOPA sedia reunião do Fórum Estadual do Parfor

UFOPA sedia reunião do Fórum Estadual do Parfor

Profa. Raimunda Monteiro na abertura da 52ª Reunião do Fórum Estadual do Parfor - Foto: Lenne Santos

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará reuniu em Santarém, nesta terça-feira, 21, secretários municipais de educação de pelo menos 15 municípios da região Oeste do Estado para a 52ª Reunião Ordinária do ano, com o objetivo de debater uma extensa pauta de planejamento para o ano letivo de 2015 do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

A coordenadora Estadual do PARFOR, Profa. Janae Gonçalves, a pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEN) da UFOPA, Prof. Dra. Fátima Lima, a coordenadora do Parfor/UFOPA, Profa. Dra. Edneia Carvalho, e a reitora da UFOPA, Profa. Dra. Raimunda Monteiro, estiveram presentes à abertura da 52ª Reunião, realizada no Auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Entre os assuntos da pauta, a aprovação da ata da reunião anterior, a resolução sobre a reorferta de disciplinas, o calendário acadêmico para 2015 - incluindo a formação inicial e a formação continuada - e a proposta para o I Seminário do Forprof/PA a ser realizado em dezembro.

A Profa. Raimunda Monteiro reafirmou a importância do trabalho realizado pela Universidade, quanto à meta de formação de professores prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). “Quase mil professores serão diplomados por meio do Parfor/UFOPA em 2015. Isso significa o fechamento de um ciclo histórico para o futuro do País quanto às metas de ensino-aprendizagem previstas no PNE”. A reitora ressaltou ainda o surgimento de outro ciclo a partir da formação desses alunos. “Iniciaremos um outro ciclo, que é o da formação continuada, ou seja, esses graduados deverão ingressar em cursos de pós-graduação”.

A coordenadora Estadual do Parfor, Janae Gonçalves, chamou a atenção para a presença significativa de representantes das secretarias de Educação dos municípios envolvidos no Parfor. “Nesta, que é uma reunião de trabalho, esperamos encontrar soluções para os nossos problemas - afinal, nada é perfeito - e debater temas para realizarmos os ajustes necessários para melhorar ainda mais o nosso trabalho”.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Fátima Lima, comemorou o que chamou de “salto qualitativo” da educação, com a colação de grau dos alunos no Parfor/UFOPA. “Isso significa que haverá uma mudança de prática pedagógica dos professores do ensino fundamental e também do médio, o que representa um salto qualitativo para a educação pública no estado”.

A coordenadora do Parfor/UFOPA, Profa. Edneia Carvalho, chamou a atenção dos concluintes para a importância da participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), cuja prova será realizada, em Santarém, no próximo dia 23 de novembro. “O Enade é componente curricular, por isso, para receber o diploma é necessário que todos compareçam à prova. Os coordenadores de curso já efetuaram a inscrição dos alunos concluintes, porém cada um precisa acessar o site do Inep (portal.inep.gov.br/enade) e preencher o formulário socioeducacional para saber em qual escola deverá realizar o exame”.

Entre os itens da pauta, o calendário de aulas do Parfor para 2015. De acordo com decisão anterior do Fórum, o primeiro período de aulas deverá ocorrer de 5 de janeiro a 21 de fevereiro de 2015, com retorno previsto de 20 a 25 de abril para as turmas de concluintes. O segundo período de aulas ocorrerá de 29 de junho a 8 de agosto de 2015, com retorno previsto de 26 a 31 de outubro, também apenas para os concluintes.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), com a colaboração das secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de educação superior, para ministrar cursos superiores de qualidade a professores sem formação adequada em exercício nas escolas públicas, para atender à determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No estado do Pará, o Comitê Assessor Interinstitucional do Parfor/PA aprovou os critérios para a seleção dos candidatos, o que evita a possibilidade de vestibular e sorteio. Atualmente o Parfor/UFOPA atende 105 turmas, totalizando 3.369 alunos.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

21/10/2014