UFOPA sedia reunião do Fórum Estadual do Parfor
Profa. Raimunda Monteiro na abertura da 52ª Reunião do Fórum Estadual do Parfor - Foto: Lenne Santos
O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará reuniu em Santarém, nesta terça-feira, 21, secretários municipais de educação de pelo menos 15 municípios da região Oeste do Estado para a 52ª Reunião Ordinária do ano, com o objetivo de debater uma extensa pauta de planejamento para o ano letivo de 2015 do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
A coordenadora Estadual do PARFOR, Profa. Janae Gonçalves, a pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEN) da UFOPA, Prof. Dra. Fátima Lima, a coordenadora do Parfor/UFOPA, Profa. Dra. Edneia Carvalho, e a reitora da UFOPA, Profa. Dra. Raimunda Monteiro, estiveram presentes à abertura da 52ª Reunião, realizada no Auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Entre os assuntos da pauta, a aprovação da ata da reunião anterior, a resolução sobre a reorferta de disciplinas, o calendário acadêmico para 2015 - incluindo a formação inicial e a formação continuada - e a proposta para o I Seminário do Forprof/PA a ser realizado em dezembro.
A Profa. Raimunda Monteiro reafirmou a importância do trabalho realizado pela Universidade, quanto à meta de formação de professores prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). “Quase mil professores serão diplomados por meio do Parfor/UFOPA em 2015. Isso significa o fechamento de um ciclo histórico para o futuro do País quanto às metas de ensino-aprendizagem previstas no PNE”. A reitora ressaltou ainda o surgimento de outro ciclo a partir da formação desses alunos. “Iniciaremos um outro ciclo, que é o da formação continuada, ou seja, esses graduados deverão ingressar em cursos de pós-graduação”.
A coordenadora Estadual do Parfor, Janae Gonçalves, chamou a atenção para a presença significativa de representantes das secretarias de Educação dos municípios envolvidos no Parfor. “Nesta, que é uma reunião de trabalho, esperamos encontrar soluções para os nossos problemas - afinal, nada é perfeito - e debater temas para realizarmos os ajustes necessários para melhorar ainda mais o nosso trabalho”.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Fátima Lima, comemorou o que chamou de “salto qualitativo” da educação, com a colação de grau dos alunos no Parfor/UFOPA. “Isso significa que haverá uma mudança de prática pedagógica dos professores do ensino fundamental e também do médio, o que representa um salto qualitativo para a educação pública no estado”.
A coordenadora do Parfor/UFOPA, Profa. Edneia Carvalho, chamou a atenção dos concluintes para a importância da participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), cuja prova será realizada, em Santarém, no próximo dia 23 de novembro. “O Enade é componente curricular, por isso, para receber o diploma é necessário que todos compareçam à prova. Os coordenadores de curso já efetuaram a inscrição dos alunos concluintes, porém cada um precisa acessar o site do Inep (portal.inep.gov.br/enade) e preencher o formulário socioeducacional para saber em qual escola deverá realizar o exame”.
Entre os itens da pauta, o calendário de aulas do Parfor para 2015. De acordo com decisão anterior do Fórum, o primeiro período de aulas deverá ocorrer de 5 de janeiro a 21 de fevereiro de 2015, com retorno previsto de 20 a 25 de abril para as turmas de concluintes. O segundo período de aulas ocorrerá de 29 de junho a 8 de agosto de 2015, com retorno previsto de 26 a 31 de outubro, também apenas para os concluintes.
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), com a colaboração das secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de educação superior, para ministrar cursos superiores de qualidade a professores sem formação adequada em exercício nas escolas públicas, para atender à determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No estado do Pará, o Comitê Assessor Interinstitucional do Parfor/PA aprovou os critérios para a seleção dos candidatos, o que evita a possibilidade de vestibular e sorteio. Atualmente o Parfor/UFOPA atende 105 turmas, totalizando 3.369 alunos.
Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
21/10/2014