Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Vice-reitor lança discussão sobre projeto pedagógico da UFOPA

Vice-reitor lança discussão sobre projeto pedagógico da UFOPA

Vice-reitor lança discussão sobre projeto pedagógico da UFOPA

Debate sobre PPI deverá ter participação da sociedade em geral - Foto: Luena Barros

Qual é a universidade que desejamos e como vamos construí-la? No encerramento da III Jornada Acadêmica da UFOPA, sexta-feira, 17, no Auditório do Câmpus Tapajós, o vice-reitor Anselmo Colares afirmou que a resposta está na participação de todos na construção de um novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que será discutido com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral nos próximos meses.

O PPI é o documento que estabelece as políticas do fazer acadêmico, do ensino, da pesquisa e da extensão. A base do percurso acadêmico proposta pela UFOPA está na interdisciplinaridade, na flexibilidade e mobilidade curricular e na formação continuada, mas é preciso discutir como esses princípios serão efetivamente incorporados às ações institucionais. Segundo Colares, essa reflexão é urgente e precisa ser um esforço coletivo.

Além disso, o Projeto deve estar articulado às demandas e potencialidades dos municípios que ela pretende atender. “Construir um PPI é contribuir para projetar o futuro da UFOPA, de seus egressos e da região de sua área de abrangência”, afirmou.

Anselmo Colares destacou dois grandes desafios para que se tenha sucesso nessa construção. O primeiro deles é a elaboração do PPI de forma articulada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). Os documentos orientam, em diferentes níveis, a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa. Articulá-los permitirá que os projetos institucionais sejam viáveis, do ponto de vista orçamentário e estrutural, e que estejam de acordo com a proposta institucional.

O segundo desafio é a divulgação para a sociedade em geral, em especial a do Oeste do Pará, de como o projeto educacional da UFOPA será concretizado, em termos de objetivos, metas, prazos e recursos materiais. “Nós não vamos ter êxito em construir um novo PPI se as pessoas não conhecerem. O Projeto tem que ser algo para todos”, declarou o vice-reitor.

Luena Barros – Comunicação/UFOPA

20/10/14