Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Abril Curso de Engenharia Sanitária Ambiental realiza projeto sobre educação hortícola

Foto: Michael Douglas

Desenvolvido em quatro etapas, o projeto busca realizar um diagnóstico socioambiental das escolas e implementar um plano de gestão de resíduos sólidos.

Com o objetivo de trabalhar a educação ambiental e o gerenciamento de resíduos sólidos nas escolas de Santarém, o Curso de Engenharia Sanitária Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está realizando um projeto intitulado “Educação Hortícola: Eixo Gerador de Segurança Alimentar e Nutricional executado na Escola do Parque no Município de Santarém – PA”.

Coordenado pela Profa. Amanda Estefânia de Melo Ferreira, o projeto será aplicado em duas escolas municipais: Parque da Cidade e Hilda Mota, no bairro Santíssimo, buscando implantar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para dar o destino adequado a ele. “Mais de 50% desse resíduo será o orgânico, com ele iremos elaborar a compostagem e o produto da compostagem será um composto para aplicação na horta escolar. Então o projeto começa desde o gerenciamento de resíduos até terminar na horta”, afirma a Profa. Amanda Ferreira.

O projeto é dividido em quatro partes. “A primeira etapa seria de escolha dos bolsistas, elaboração de parcerias e escolha das escolas.  A segunda é a do diagnóstico na escola e a formação dos alunos que estarão participando, essa é uma das etapas de formação. A terceira etapa seria a aplicação do plano de gerenciamento, é onde iremos aplicá-lo nas escolas e fazemos as ações de educação ambiental com os alunos, com o objetivo de funcionamento do plano. Já a última é a etapa de avaliação, onde veremos se o projeto funcionou e coletar os resultados para divulgação” ressalta Amanda Ferreira.

No momento o projeto está na sua segunda etapa, e como parte dela foi realizada dia 31, no Parque da Cidade, uma palestra sobre educação hortícola, que contou com a presença de alunos da Ufopa e professores das escolas envolvidas no programa. “Este é um curso para elaboração de projetos de educação ambiental. O objetivo hoje é formar pessoas capazes de desenvolver projetos similares ao que estamos fazendo, com autonomia e independência dentro da universidade, dentro das escolas e no contexto da comunidade em geral”. O que culmina na próxima etapa, que será a implementação do plano de gerenciamento.

“Essa formação complementa o conhecimento já adquirido e nos dá condições para que possamos refletir sobre a necessidade de falarmos e praticarmos a educação ambiental na escola. Quero levar daqui uma ideia mais ampliada sobre o projeto de educação ambiental. Não só como fazê-lo, mas como colocá-lo em prática” afirma a Profa. da Escola Hilda Mota, Raimunda Nonata Passos.

Após a implantação do plano de gerenciamento, será feita uma avaliação do projeto e logo após serão realizadas novas ações de educação ambiental, para esclarecer as dúvidas que permanecerem em relação às ações feitas. Ao final os resultados obtidos devem ser publicados em eventos tanto da Ufopa quanto de âmbito regional e nacional, podendo também ser submetidos a trabalhos de revistas científicas.

Michael Douglas – Comunicação/Ufopa

6/4/2015