Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Abril Fapespa sinaliza cooperação técnica com a Ufopa

Fapespa sinaliza cooperação técnica com a Ufopa

Fapespa sinaliza cooperação técnica com a Ufopa

Na ocasião, o presidente da Fapespa mostrou novo perfil da fundação. Foto: Talita Baena.

A declaração ocorreu durante a visita técnica do presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará (Fapespa), Eduardo Costa, no último dia 16. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Sérgio Melo, a chefe de gabinete, Isaura Pereira, e o vice-reitor da Ufopa, Anselmo Colares reuniram-se com o presidente da Fapespa, que na ocasião também apresentou o novo perfil institucional da fundação.

Como nós estamos em um processo de mudança da filosofia, nossa visita à Ufopa é no sentido de contemplar as demandas da região. Neste momento, estamos estudando a possibilidade de firmamos cooperações institucionais com a Universidade. Além disso, queremos ouvir sugestões para os nossos próximos editais de apoio e amparo à pesquisa”, disse o presidente.

Uma das cooperações entre Fapespa e a Ufopa seria um ponto de apoio da fundação dentro da Ufopa. A medida iria favorecer os pesquisadores no fomento e prestação de contas de projetos de pesquisa. Discutimos uma possibilidade de convênio que deverá facilitar na interlocução com os pesquisadores da região, principalmente, porque nós teremos um representante da Fapespa situado na Ufopa, na parte burocrática dos projetos e também na prestação de contas”, comenta Eduardo Costa.

O pró-reitor Sérgio Melo resgatou o histórico da pós-graduação da Ufopa - iniciada em 2011, com a aprovação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos da Amazônia -, a qual atualmente possui quatro mestrados, um doutorado, dois mestrados em rede e um doutorado interinstitucional em Educação com Unicamp.

Após a visita, o presidente e diretores da Fapespa participaram de uma reunião com dezenas de pesquisadores da região, no auditório do Câmpus da UEPA em Santarém.

Na reunião realizada na Ufopa, também estiveram presentes o diretor técnico da fundação, Alberto Arruda; a diretora de Operações Técnicas, Sibele Bitar; e os diretores de Pós-graduação e de Pesquisa da Ufopa, Júlio Tota e Humberto Minervino.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

22/4/2015