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Pós-graduações da Ufopa atraem candidatos de diversas partes do país

Pós-graduações da Ufopa atraem candidatos de diversas partes do país

Foto: divulgação

Um programa de doutorado interdisciplinar na área de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND), no qual concorrem candidatos oriundos dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e do vizinho Amazonas. Um mestrado acadêmico na área de Educação com 320 concorrentes e, ainda, mais cinco mestrados em diversas áreas do conhecimento garantem à Ufopa o status de universidade, pouco mais de cinco anos depois de ser criada.

“O nosso programa de doutorado é novo, foi criado há pouco tempo, e já conta essa ampla concorrência. Isso só demonstra a importância e o alcance da Ufopa nesse segmento”, comemora o diretor de Pós-Graduação, Prof. Júlio Tota, que acaba de assumir o cargo. Ele anunciou ainda que a Universidade deve implantar, em breve, uma nova política de pós-graduação. “Por orientação da Reitoria, estamos repensando nossas ações na área da pós-graduação a partir de um estudo de viabilidade. A ideia é implantar cursos de pós-graduação a partir de cada um dos institutos. Já tivemos uma primeira reunião com a coordenação do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS)”, explicou o professor. Júlio Tota afirmou ainda que a ideia é ampliar ainda mais a abrangência da Universidade nesse segmento.

PPGE Mestrado Acadêmico - Uma disputa acirrada. 320 candidatos e uma oferta de apenas 25 vagas. Os números são referentes ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), que está encerrando a segunda seleção para ingresso de alunos neste ano letivo de 2015. “Previam-se, inicialmente, 25 vagas distribuídas entre os orientadores do Programa, conforme o item 2 do edital 5/2014. Em função do desempenho dos candidatos no processo seletivo, o colegiado do programa, no exercício de suas atribuições e no limite de seu direito, decidiu convocar mais cinco candidatos para preencher vagas disponibilizadas por docente orientador dentro das linhas de pesquisa”. A afirmação é da coordenadora do PPGE, Profa. Dra. Tânia Brasileiro, que também presidiu a comissão de seleção.

Aprovado em 2013, o programa oferta duas linhas de pesquisa. Uma delas é "História, Política e Gestão Educacional na Amazônia", que pretende realizar estudos sobre educação com ênfase na realidade e na diversidade amazônica mediante. A outra linha de pesquisa é relativa a "Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias".

PPGRNA - O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Ufopa é um programa de mestrado acadêmico de caráter interdisciplinar, aprovado pela Capes com conceito 3. Originalmente um programa do Câmpus de Santarém da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi incorporado à Ufopa após sua criação. Tem como objetivo o estudo dos ecossistemas amazônicos, compreendendo seu funcionamento biológico, químico e físico através de pesquisas interdisciplinares, integrando estudos em Ciências Ambientais e gerando recursos humanos locais, novos conceitos e informações científicas que promovam ações e políticas efetivas, a fim de garantir a preservação e a recuperação da biodiversidade e o uso planejado e sustentável dos recursos naturais na Amazônia.

PPG-RACAM - O Programa de Pós-graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos, mestrado acadêmico, surgiu através de uma iniciativa do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa, com o apoio e incentivo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit). O PPG-RACAM foi recomendado pela CAPES em 2011 no Comitê de Biodiversidade.

Além de docentes do ICTA, o programa conta com professores de outras unidades da Ufopa (Iced, Ibef e CFI) e com professores colaboradores do INPA, da UFPA/Câmpus Belém, do Instituto de Botânica de São Paulo, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Objetiva desenvolver atividades voltadas para o conhecimento científico dos rios, lagos, áreas alagadas naturais, represas e águas subterrâneas, visando a formar recurso humano qualificado em ciência e tecnologia das águas interiores amazônicas, para atuar em ensino, pesquisa e empreendedorismo aquático, fundamentados nas questões sociais, naturais e de sustentabilidade.

Parcerias A Ufopa mantém também cursos de pós-graduação em parceria com instituições externas. Na modalidade doutorado, em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), mantém o Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter), resultante de convênio firmado entre a Reitoria da UNICAMP e a Reitoria da UFOPA, com a intermediação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufopa e da Faculdade de Educação da Unicamp/Programa de Pós-Graduação em Educação.

O curso teve início com a realização do seminário temático “A pesquisa em Educação: Singularidades e Perspectivas” (28 a 30 de maio de 2012), com uma exposição da área e das linhas de pesquisa aos candidatos, bem como orientações gerais relativas ao processo de seleção que ocorreu de 3 a 6 de junho de 2012, no qual foram aprovados 20 candidatos. A aula inaugural ocorreu no dia 7 de agosto e as primeiras duas disciplinas iniciaram-se também neste mês. Dentre os aprovados estão matriculados, atualmente, 17 discentes, sendo que 15 são docentes da Ufopa e dois integram o quadro de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Atualmente os discentes estão na fase de apresentação de qualificação, sendo que uma doutoranda já defendeu sua tese no último dia 20 de março. No mais, o Dinter encerra suas atividades em agosto de 2016. Até o momento não foi discutida a possibilidade de criação de novas turmas”, afirmou a coordenadora local do Dinter, Prof. Dra. Lília Colares.

Mestrados em parceria O Programa de Pós-graduação em Biociências (PPG-BIO) é um programa de mestrado acadêmico da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovado em 2012 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa de Biociências tem como objetivo produzir estudos e formação científica na área de Fisiologia Ambiental, ciência que estuda o funcionamento dos organismos e suas inter-relações na constituição dos ecossistemas.

O curso é realizado em colaboração com o Programa de Neurociências e Biologia Celular da Universidade Federal do Pará (UFPA), ampliando o refinamento científico dos estudos e a qualidade da formação de seus mestres, além de projetar seus docentes pesquisadores na comunidade científica internacional.

O Profmat é um programa semipresencial de pós-graduação stricto sensu para aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica, com bolsas da Capes para professores em exercício na rede pública. A seleção para ingresso no mestrado se dá através do Exame Nacional de Acesso, que tem como objetivo aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o Profmat. Mais informações no sítio oficial do Profmat: http://www.profmat-sbm.org.br.

Profletras - O Mestrado Profissional em Letras (Profletras) em Rede Nacional tem foco na capacitação de professores de língua portuguesa do ensino fundamental no Brasil. O programa é oferecido em 34 universidades públicas associadas em todo o Brasil e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A Ufopa é uma das onze instituições aprovadas para compor a rede em 2014. O Profletras é um curso semipresencial, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em letras. Com uma área de concentração, "Linguagens e Letramento", o Profletras possui duas linhas de pesquisa: "Teorias da Linguagem e Ensino" e "Leitura e Produção Textual: Diversidade Social e Práticas Docentes".

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa

6/4/2015