Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Abril Reconhecimento de cursos: Pedagogia e Gestão Pública recebem conceito 4 do MEC

Reconhecimento de cursos: Pedagogia e Gestão Pública recebem conceito 4 do MEC

Os cursos receberam do MEC indicação para reconhecimento e para renovação de reconhecimento

O Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional e a Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) receberam conceito 4 na mais recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), visando ao reconhecimento dos cursos, condição necessária para a validação nacional dos diplomas. A nota máxima possível de ser alcançada na avaliação é 5.

As avaliações ocorreram no mês de março, durante visitas técnicas das comissões avaliadoras do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que averiguaram as reais condições de oferta dos cursos, situados nos Câmpus Amazônia e Rondon, respectivamente. Três dimensões foram avaliadas: a organização didático-pedagógica do curso (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão).

Outros dois cursos de graduação da Ufopa também foram avaliados em março pelo MEC, recebendo conceito 3: o Bacharelado em Geologia e o Bacharelado em Ciência da Computação, ambos vinculados ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), situado no Câmpus Tapajós.

Para o curso de Gestão Pública a nota 4 representa o resultado do empenho dos técnicos, professores e alunos. É o primeiro passo rumo à excelência do curso”, afirma a professora Márcia Janete Cunha da Costa, coordenadora do Bacharelado. Em nota, a direção do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), agradeceu o empenho e parabenizou “toda a equipe do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional, em especial os professores e técnicos do curso de Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, pela nota 4 obtida na Avaliação do curso realizada pelo MEC de 25 a 28 de março de 2015".

Pedagogia – Vinculada ao Programa de Educação, a Licenciatura em Pedagogia é um curso remanescente da Universidade Federal do Pará (UFPA), inicialmente ofertado pelo Câmpus de Santarém. “O curso já era reconhecido pela UFPA e agora haverá a renovação de reconhecimento pela Ufopa. Por isso foi avaliado o projeto pedagógico do curso (PPC) da Ufopa”, explica a coordenadora do Programa de Educação, Maria Giovana Xavier.

Nas três dimensões avaliadas, a Licenciatura em Pedagogia obteve as seguintes notas: 3.4 na organização didático-pedagógica; 4.3 no corpo docente e tutorial; e 3.6 em infraestrutura. “Todas as dimensões avaliadas receberam nota 3 ou maior que 3, e muitos itens das dimensões avaliadas receberam 4”, afirma a coordenadora.

Atualmente o curso possui mais de 200 alunos de graduação e conta com a participação de 36 professores, sendo 29 docentes exclusivos do Programa de Educação. “Possuímos um corpo docente qualificado, com todos os professores com dedicação exclusiva”, afirma.

Gestão Pública - Vinculado ao Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional (PCEDR), o Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional possui aproximadamente 136 alunos de graduação, divididos em três turmas: 2012, 2013 e 2014. A primeira turma, de 2011, vai se formar no primeiro semestre deste ano. O curso é noturno, com quatro anos de duração. “Os nossos alunos são formados para suprir as necessidades da gestão pública na Amazônia, onde há uma carência muito grande desse tipo de profissional”, afirma Márcia Janete Cunha da Costa.

Nas três dimensões avaliadas pelo MEC, o curso de Gestão Pública obteve as seguintes notas: 3.8 na organização didático-pedagógica; 4.3 no corpo docente e tutorial; e 3.8 em infraestrutura. O curso recebeu maior pontuação na segunda dimensão, referente ao corpo docente, na qual foram avaliados aspectos relacionados à titulação do corpo docente, à experiência profissional de magistério superior, ao regime de trabalho, entre outros. “Ano passado entraram no curso 11 professores de diferentes áreas do conhecimento, como Administração, Geografia, Economia, entre outras. Hoje contamos com 15 professores exclusivos do PCEDR”, informa a professora Márcia Janete da Costa.

De acordo com a avaliação do MEC, a proposta curricular do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) “auxilia de forma muito boa a formação e o perfil do egresso”, principalmente por apresentar uma “estrutura curricular flexível estruturada em módulos, de formação interdisciplinar, que embasam conteúdos específicos para períodos posteriores”. “Desde que chegamos, estamos nos reunindo em núcleo docente estruturante para fazer algumas modificações que consideramos necessárias e emergenciais por conta da própria formação do aluno. Apesar de o PPC ter sido avaliado de forma excelente, vamos continuar fazendo os ajustes necessários”, afirma.

Outro aspecto avaliado como “muito bom” foi a participação dos discentes em projetos de extensão e de pesquisa. “Muitos dos nossos alunos estão envolvidos em projetos de pesquisa e extensão do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional, onde está inserido o curso de Gestão Pública”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

17/4/2015