Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Abril Ufopa realiza aula inaugural do Curso de Mestrado em Educação

Ufopa realiza aula inaugural do Curso de Mestrado em Educação

Futuros mestres pela Ufopa, membros da Reitoria e coordenação do curso. Foto: Divulgação.

Diversidade de formação em nível superior dos futuros mestres é um dos pontos positivos

Trinta candidatos aprovados no curso de Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), entre outros convidados, assistiram, na sexta-feira, 24, à aula inaugural no auditório do Câmpus Tapajós cujo tema foi: “Educação como Propulsora do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”. Na ocasião, a coordenadora do curso, Tânia Brasileiro, falou do desafio dessa turma em contribuir com o curso, mostrando a ousadia de seus projetos durante os próximos dois anos.

“A educação na região espera muito de todos vocês. No futuro, teremos 30 novos mestres na educação. O mais interessante é a diversidade dos alunos, oriundos de várias formações e que trazem um conceito de interdisciplinaridade ao mestrado da Ufopa”.

Durante mesa-redonda, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, abordou o tema: “Educação e Sustentabilidade”, e fez breves registros sobre a transformação na área educacional. “Educandos e educadores são agentes de processo de mudança, de indução de desenvolvimento e temos pela frente o desafio de novas abordagens temáticas dos projetos de mestrado, a exemplo da territorialidade, gestão de recursos e estratégias de aprendizagem. São temas desafiadores que dialogam com esse método de desenvolvimento”.

O debatedor da mesa-redonda, o vice-reitor da Ufopa, Anselmo Colares, contou sua experiência quando mestrando da Universidade Federal do Pará (UFPA). Falou das dificuldades e benefícios, e orientou os futuros mestres, formados pela Ufopa, a dedicar-se aos estudos e, ao final, devolver o conhecimento adquirido à sociedade. “Se devolvermos o conhecimento que tivermos no curso, estaremos contribuindo para um salto qualitativo na educação. Desta forma, a universidade também cumpre seu propósito, que não é apenas fornecer títulos”.

O curso de Mestrado em Educação iniciou-se com inscrições para 25 vagas em duas linhas de pesquisas: 12 vagas para a linha de pesquisa 1: “História, política e gestão educacional na Amazônia” e 13 vagas para a linha de pesquisa 2: “Práticas pedagógicas, linguagens e tecnologias”.

Na fase de análise de projetos, a instituição decidiu ampliar o número de vagas para 30 devido à importância dos projetos que estariam classificados nas cinco colocações posteriores. “Tivemos um esforço muito grande de ampliar essas vagas, por contar com projetos com temas desafiadores. Infelizmente, ainda tivemos muitas pessoas aprovadas, com bons projetos de pesquisa, e que, certamente, terão novas oportunidades de aprovação”.

Durante o período de inscrição do Mestrado Acadêmico em Educação, iniciado em novembro de 2014, mais de 300 pessoas efetuaram a inscrição para participar do processo seletivo. O número bateu recorde, se comparada a oferta de vagas, em 2013, e a de outros cursos oferecidos pela Ufopa.

Albanira Coelho – Comunicação/Ufopa

27/4/2015