Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Andifes se reúne com o ministro Renato Janine

Andifes se reúne com o ministro Renato Janine

Foto: Acervo Andifes.

A nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu dia 4 de agosto, em Brasília, com o ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, o secretário executivo do Ministério de Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, e o secretário de Educação Superior (SESu), Jesualdo Pereira.

No primeiro encontro de apresentação, os reitores entregaram um ofício ao ministro, o qual descreve a atual situação financeira das universidades federais e solicita a preservação do orçamento para educação, como garantia do processo de consolidação das políticas em andamento e início de um novo ciclo da expansão. Também foi renovado o pedido de audiência entre os reitores e a presidente Dilma Rousseff.

A presidente da Andifes, reitora Maria Lucia Cavalli Neder, afirmou, dentre outras pautas, que as restrições orçamentárias seguem como prioridade a ser tratada com o Ministério da Educação. “Assumimos com a expectativa de contribuir para os encaminhamentos das soluções dos problemas existentes em razão da crise econômica do país”, disse a presidente.

Além disso, a diretoria, atendendo à demanda do movimento sindical, renovou a solicitação ao MEC da continuidade e efetividade das negociações com as entidades representativas, objetivando a maior brevidade ao fim da paralisação, que ocorre em algumas universidades federais.

Segundo o secretário Jesualdo Pereira, o comando de greve dos técnicos administrativoa será recebido no dia 7 de agosto. A Andifes e o MEC também discutiram sobre a conjuntura política e a econômica do país. Todos concordaram com a complexidade do cenário e com a necessidade de não imobilizar as atividades das universidades em função da conjuntura, assim como se manterem na defesa dos princípios democráticos.

No documento a Diretoria Executiva destacou a importância de as universidades federais estarem isentas de novos cortes no orçamento, como anunciado semana passada.

Confira a íntegra a matéria do portal da Andifes.

Comunicação/Ufopa, com informações da Andifes

7/8/2015