Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Pesquisas da Ufopa serão desenvolvidas na Base Científica de Curuá-Una

Pesquisas da Ufopa serão desenvolvidas na Base Científica de Curuá-Una

Da esquerda para a direita: Eng. Joaquim Neto, Profa. Alanna Silva, pró-reitora Geany Martins, secretário Anthony Gilmore, vice-reitor Anselmo Colares, Prof. Keid Nolan, Eng. Ramalheiro, Prof. Lázaro Silva. Foto: Karen Santos.

As Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A – Eletrobrás/Eletronorte realizaram no dia 26 de agosto, na Usina Hidrelétrica de Curuá-Una, localizada a 68 km de Santarém, uma reunião entre as instituições parceiras que participam de atividades cooperativas em prol do funcionamento da Base Científica de Curuá-Una. O objetivo foi discutir sobre os novos rumos dessa cooperação e a definição da participação de cada uma dessas instituições, e com isso ratificar as fases finais da implantação deste mais novo centro de pesquisa e conversação da área ambiental na região Oeste do Pará.

Nesta reunião, estavam presentes o segundo secretário da Embaixada Britânica no Brasil, Anthony Gimore; o gerente de Gestão da Inovação Tecnológica da Eletronorte em Brasília, Joaquim Neto; o engenheiro da Eletronorte em Santarém, Antônio Ramalheiro; e a equipe da Ufopa, composta pelo vice-reitor, Anselmo Colares, e os professores-pesquisadores Keid Nolan, Alanna Silva, Marcel Romano e Lázaro Silva, que irão atuar na Base.

“Essa é uma parceria muito importante porque a energia traz muitos benefícios para o Brasil e para o mundo, contribuindo também para o crescimento econômico internacional. Os estudos que serão feitos servirão para compreender as mudanças climáticas e o desenvolvimento regional, além de criar uma visão de crescimento para proteger o meio ambiente”, declarou o segundo secretário da Embaixada Britânica no Brasil, Anthony Gimore.

Por estarem as obras em fase de conclusão, as instituições definiram as atividades cooperativas para que o funcionamento da Base Científica de Curuá-Una se inicie ainda neste semestre. A Eletronorte já disponibilizou toda a infraestrutura necessária para que os pesquisadores da Ufopa possam desenvolver seus projetos com a melhor adequação de arquitetura e instrumentação possível, como alojamentos, salas de aulas e laboratórios, que ao todo somam 1.368,94 m². A Ufopa, por sua vez, confirmou a participação de professores-pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, agregando principalmente pesquisas ligadas aos Institutos de Engenharia e Geociências (IEG), Biodiversidade e Florestas (Ibef) e de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).

Vários projetos da Ufopa já estão sendo elaborados para serem aplicados na Base, outros já são desenvolvidos em outras áreas de pesquisa, mas passarão a utilizar também a Base Científica de Curuá-Una, a fim de aprimorar os dados e ampliar campos de estudos. São projetos voltados para as áreas de etnozoologia, recursos aquáticos, conservação da biodiversidade, monitoramento de fauna e flora, avaliação de perfis de canais adequados de turbinas, valores de velocidades da água, dentre muitos outros.

“É uma grande satisfação ser uma universidade que está contribuindo nesta relação, que promete obter muitos frutos. A partir da criação da Ufopa, tivemos uma diversidade de cursos e áreas de conhecimento. Nós queremos estar integrados nessa cooperação de atividades científicas que serão desenvolvidas aqui. Estamos muitos felizes com um evento deste porte. Hoje, Santarém e a Eletronorte podem contar com uma universidade federal que se dispõe a compreender para poder transformar a realidade”, disse o vice-reitor Anselmo Colares.

Confira as fotos da visita na Base Científica de Curuá-Una.

Veja também o vídeo com a fala da professora e pesquisadora do Ibef Alanna Silva.

26/8/2015