Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Laudo da Ufopa apresenta balneabilidade das praias de Alter do Chão

Laudo da Ufopa apresenta balneabilidade das praias de Alter do Chão

Foto: Acervo do Laboratório de Biologia Ambiental.

O estudo intitulado Condições de Balneabilidade das Praias de Alter do Chão, elaborado pelo Laboratório de Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas (ICTA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), apresenta as condições de balneabilidade de cinco locais das praias da Vila de Alter do Chão, localizada a 40 km de Santarém. O estudo foi solicitado pela Prefeitura de Santarém em abril e divulgado nesta semana.

“A Ufopa firmou um convênio com a Prefeitura de Santarém, pelo qual vai fazer análises periódicas da balneabilidade das águas de Alter do Chão. É papel da Universidade, que tem Laboratórios e pessoal qualificado, contribuir em questões que afetam a sociedade regional. Com as análises, o Poder Público terá material para orientar a população no uso de suas praias com segurança”, afirmou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

Os locais pesquisados foram indicados pela própria Prefeitura, são eles: Praia do amor, uma das ilhas mais frequentadas; Praia do Cajueiro, bastante procurada por banhistas; Praia do CAT, localizada nas imediações do Centro de Atendimento ao Turista, que está desativado; Orla de Alter e zona de mistura do igarapé do Macaco com o Lago Verde.

No período de 12 de abril a 1º de junho de 2015 foram coletadas amostras durante cinco campanhas semanais consecutivas, aos fins de semana (dias de maior fluxo de banhistas). Uma coleta também foi feita em dia de menor fluxo, na quarta-feira. O estudo realizou análises físico-químicas e bacteriológicas (coliformes totais) baseadas nos parâmetros microbiológicos estabelecidos pela Resolução nº 274 de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras.

O parecer técnico conclusivo atesta que “a julgar pelo parâmetro microbiológico mais restritivo – Escherichia coli – todos os locais apresentam condições de qualidade na categoria própria/excelente”. Só há diferença quando o parâmetro julgado é o “microbiológico, menos restritivo – coliformes termotolerantes”, ou seja, “todos os pontos apresentam condições próprias à exceção também dos pontos: Orla Escadaria e Orla final” que são “fins de linha de galerias pluviais”. O laudo atesta condições “própria/muito boa” no igarapé do Macaco, Praia do Amor e Rio Tapajós Canal Principal. Na Orla, Praia do Cajueiro e Praia do CAT, as condições são própria/satisfatória, já os pontos classificados como “impróprios” são: Orla Escadaria e Orla Final, que estão no fim das galerias pluviais submersas.

O relatório técnico-científico, cujo teor completo pode ser conferido ao final deste texto, é assinado pelo Prof. Dr. Reinaldo Peleja, do ICTA/Ufopa e apresenta detalhadamente as análises realizadas em cada um dos locais pesquisados.  “A equipe do laboratório empreendeu todo o esforço necessário, no sentido de garantir que as coletas, transporte e análises laboratoriais atendessem às mais rigorosas práticas nacionais e internacionais que disciplinam o controle de qualidade para este tipo de pesquisa ambiental. Com isso gerou-se um resultado sólido, transparente e público e acreditamos, que assim, se reforça o acordo de cooperação da Ufopa com a Prefeitura de Santarém, e a Universidade contribui com mais um atendimento comunitário de relevância para a região”, afirmou o Prof. Dr. Peleja.

O secretário Municipal de Meio Ambiente (Semma), Podaliro Neto, reconhece que serão necessárias duas medições durante o ano que devem ser feitas em períodos de cheia e de seca. “Ainda neste ano, faremos outra medição no período de estiagem quando temos um fluxo maior de usuários das praias”, disse o secretário, informando ainda que outra medida será a sinalização dos pontos onde ocorreram as análises.

Veja aqui o Relatório Técnico-Científico – Condições de Balneabilidade das Praias de Alter do Chão.

14/8/2015