Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Maior Torre de pesquisa do mundo atenderá projetos científicos da Ufopa

Maior Torre de pesquisa do mundo atenderá projetos científicos da Ufopa

Maior Torre de pesquisa do mundo atenderá projetos científicos da Ufopa

Com 325 metros de altura, a Torre Alta permitirá analisar mudanças e modelos climáticos na floresta Amazônica. Foto: Karen Santos.

No dia 22 de agosto de 2015, no meio da densa floresta Amazônica, foi inaugurada a Torre Alta do ATTO (Amazon Tall Tower Observatory – Observatório da Torre Alta da Amazônia), com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; do ministro da Embaixada da Alemanha no Brasil, Claudius Fischbach; do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França; do coordenador brasileiro do projeto, Antonio Manzi; e do coordenador alemão do projeto, Jürgen Kesselmeier. No dia 21 aconteceu no auditório do Inpa a cerimônia de apresentação do Projeto ATTO.

Com instrumentação para funcionar 24 horas por dia durante 30 anos e com 325 metros de altura, essa é a torre de pesquisa mais alta do mundo, concentrando altos níveis de detalhamento de dados climáticos do planeta. Hoje há quatro linhas de pesquisas que serão desenvolvidas no Observatório da Torre: química da atmosfera, física das nuvens, processos de transporte de matéria e energia entre a biosfera e a atmosfera e monitoramento dos efeitos das mudanças globais nas florestas em terra firme em longo prazo.

Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã, a aproximadamente 350 km da cidade de Manaus, do estado do Amazonas, a Torre é a maior plataforma para a medição climática e de gases de efeito estufa do mundo. A amplitude e frequência de coleta de dados vai permitir a produção de informações confiáveis e precisas para o planejamento de desenvolvimento sustentável, contribuindo também para as pesquisas científicas das regiões tropicais úmidas.

Um dos grandes questionamentos levantados para objetivar prioritariamente o desenvolvimento do ATTO é observar a influência da Amazônia nos processos de interação biosfera-atmosfera do planeta, bem como das mudanças do clima e como essas mudanças climáticas e essa interação influenciam a Amazônia e outras regiões.

Outras torres de 80 e 50 metros, situadas na mesma região da Estação Científica de Uatumã, já trazem resultados satisfatórios sobre modelos climáticos globais, gerando uma plataforma de treinamento e de ensino na região amazônica para técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação de diversos programas nacionais e internacionais. Porém, com o ATTO vai ser possível aprimorar essas pesquisas e realizar novas nas áreas já estudadas, dando aprofundamento aos projetos que estão em andamento, além de ser uma influência para a construção de novas políticas públicas de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Para o ministro Aldo Rebelo, o Observatório “é uma grande conquista para a ciência. A Torre está na área de floresta tropical contínua maior do planeta. Os dados coletados serão com quase zero de interferência humana. Os pesquisadores terão muito material para analisar quanto o clima do planeta interfere na floresta e como a floresta interage com o clima geral do planeta”.

Instituições Parceiras e o ATTO

O Observatório da Torre Alta da Amazônia faz parte do Projeto de Cooperação Brasil-Alemanha e é gerenciado pelas seguintes instituições: Inpa, Institutos Max Planck de Química e Biogeoquímica e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Porém, as informações serão compartilhadas com pesquisadores de diversas instituições do Brasil e de outros países. Por ser um grande universo de pesquisa, os dados a ser coletados e os resultados obtidos serão de interesse de muitos pesquisadores nacionais e internacionais.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) será umas das universidades parceiras e coexecutora do Observatório. Um exemplo é a pesquisa desenvolvida pelo professor-pesquisador Júlio Tota, que investiga os processos de transporte não turbulentos medidos em torres, os seus mecanismos físicos para entender a dinâmica do escoamento acima e dentro da floresta, bem como, na camada limite atmosférica, as principais variáveis, como velocidade do vento, temperatura do ar e concentração de CO2.

“Esta base de pesquisa será utilizada por 30 anos por esta parceria internacional de instituições de pesquisa e ensino. Além do conhecimento sobre o papel da Amazônia nas mudanças climáticas globais, estaremos formando professores e pesquisadores que influenciarão futuras gerações”, afirmou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

Essas e outras pesquisas da Ufopa ganharão aprimoramento com a Torre Alta, por ela possuir instrumentos com sensores e radares a laser em diferentes alturas para medição do solo (quantidade de água, temperatura, umidade), medição do ar (concentração de gás carbônico, metano, óxido nitroso, ozônio e outros gases), e concentrar estudos do fluxo de vapor d’água e de aerossóis (partículas sólidas e líquidas em suspensão) que são importantes para a formação de nuvens.

Para o pesquisador Tota “a Ufopa é uma instituição coexecutora do Projeto ATTO e tem vários projetos encaminhados junto com a UEA e com o Inpa na área de troca gasosas, dióxido de carbono, trocas de metano e óxido nitroso. Esses gases traços tem importância para o efeito estufa. Então, a ideia é pontificar isso a longo prazo e nos fornecer um fechamento melhor do balanço de carbono aqui na Amazônia e qual o papel dela em especial para o ciclo de carbono que tem um efeito significativo no aquecimento do planeta”.

Assista o vídeo do Observatório da Torre Alta da Amazônia produzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Veja também o vídeo com a fala do Prof. Dr. Júlio Tota sobre a participação da Ufopa no Projeto ATTO.

Comunicação/Ufopa

25/8/2015

Reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, na cerimônia de apresentação do Projeto ATTO.


Embaixador da Alemanha no Brasil, Claudius Fischbach, e o ministro Aldo Rebelo na inauguração da Torre Alta.


Torre Alta com 325 metros de altura.


À esquerda professor Júlio Tota, com o Ministro Aldo Rebelo (centro).


Confira mais fotos da apresentação do Projeto ATTO (21/8) e da inauguração da Torre Alta (22/8).