Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Agosto Mestrado em Educação realiza primeira defesa de dissertação

Mestrado em Educação realiza primeira defesa de dissertação

Mestrado em Educação realiza primeira defesa de dissertação

Mestrando Paulo Pereira. Foto: Karen Santos.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Ufopa realizou, no dia 7 de agosto de 2015, sua primeira defesa de dissertação, que teve como título Análise de Pintura de Cuias Tapajônicas: uma leitura etnomatemática, desenvolvida pelo mestrando Paulo Marcelo Pedroso Pereira e orientado pelo Prof. Dr. José Ricardo e Souza Mafra.

"Nós pesquisamos sobre a etnomatemática, investigando os processos de pintura das cuias tapajônicas e registrando as etapas que a artesã desenvolve no seu local de trabalho – sua própria residência. Dentro disso, fizemos as inferências matemáticas a partir da descrição das etapas, o que se inicia com a raspagem da cuia e vai até o detalhamento das pinturas de verniz, observando os elementos culturais presentes naquela imagem", afirmou Paulo Pereira.

A ocasião compreendeu o momento de grande relevância ao programa, o qual apresenta em sua área de concentração a reflexão e a investigação da problemática educacional como processo social que ocorre tanto na escola como em outros espaços, permitindo o desenvolvimento de pesquisas com diferentes abordagens teóricas e metodológicas e participação de profissionais de diferentes áreas.

"É um momento importante não só para a Ufopa como Universidade, numa região que tem só sete programas instalados. Temos a satisfação de ter um trabalho como este, que está preocupado com a questão cultural da região e ao mesmo trazendo para a questão acadêmica e científica sua análise", declarou Tânia Brasileiro, coordenadora do Programa.

Subdividido em duas linhas de pesquisa: “História, Política e Gestão Educacional na Amazônia” e “Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias”, o Programa as apresenta como interdependentes, tendo como interesse comum a investigação do fenômeno educativo, na perspectiva da formação de pesquisadores e na qualificação de profissionais que atuam na educação escolar e em outros espaços educativos.

“Dentro do Programa, nós tivemos disciplinas que trabalharam com a realidade amazônica vinculada à educação. Então, as cuias tapajônicas são elementos culturais da Amazônia e, nesse sentido, com toda a discussão política do ensino e a discussão sociológica e antropológica que está dentro do ensino e da educação, pudemos desenvolver o trabalho. Dentro do Programa temos professores que são diretamente da área de educação como pedagogos e de outras áreas como psicologia e matemática, dando um caráter interdisciplinar para formar os pesquisadores que estão no mestrado, e cada um dentro da sua linha teórica”, afirmou o concluinte do mestrado, Paulo Pereira.

Comunicação/Ufopa

10/8/2015




Paulo Pereira e sua banca de avaliação que aprovou o trabalho.

 


Paulo Pereira e seu orientador, Prof. Dr. José Mafra.

Confira mais fotos deste evento clicando aqui.
Fotos: Karen Santos.