Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Dezembro Abertura do Wirapu’ru! contou com a participação de instituições parceiras. Programação segue até dia 13

Mesa de abertura. Foto: Karen Santos.

Começou hoje (10), na Unidade Tapajós do Câmpus Santarém, O Encontro Internacional de Música na Amazônia – Wirapu’ru!, uma realização da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa, que visa a contribuir para o desenvolvimento musical e o acesso à arte e à cultura no Oeste do Pará. Motivado pelo músico Sebastião Tapajós, patrono do evento, o Encontro acontece em um momento oportuno na Ufopa, que começa a discutir mais sobre arte e cultura como extensão da Universidade.

O pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Thiago Vieira, agradeceu o apoio da comunidade interna para a realização deste evento e às instituições externas parceiras, como a Secretaria Municipal de Cultura de Santarém. Disse também que a proposta do Encontro é atender não só aos alunos e servidores da Ufopa, mas também à comunidade externa à Ufopa, quanto à cultura e música, caracterizando assim o papel extensionista da Universidade.

A diretora de Cultura, Deize Carneiro, afirmou que a Procce está cumprindo o seu papel de induzir e apoiar as solicitações da sociedade do Oeste do Pará quanto à propagação da arte e da cultura pela Universidade. “Este Encontro é um projeto concreto que populariza e leva a arte e a cultura a todas as pessoas, garantindo o acesso e o direito à cultura para todos. Mostra também que a comunidade e a Universidade podem sempre trabalhar juntas”.

O maestro Agostinho Fonseca declarou que a música, cientificamente comprovado, auxilia o ser humano na compreensão de diversos aspectos da nossa vida, bem como nas áreas de conhecimento e cultura; afirmou ainda que pela música o cidadão pode ser muito melhor, como um conhecedor profundo dessa arte e ciência. O secretário de Cultura de Santarém, Raimundo Nonato Aguiar, também presente no evento, parabenizou a equipe de cultura da Ufopa pela realização desse evento, mencionando o quanto a Ufopa está disposta a discutir e ampliar a mensuração da música na Amazônia.

“Temos muitas fontes de inspiração na nossa região, como a natureza, a paisagem, a população. A música é uma expressão artística em si; quando ela é expressa da melhor forma possível, utilizando a identidade regional, de um povo, de uma comunidade, de uma etnia, ela deixa de ser apenas de uma propriedade e se expande para outros lugares. A Ufopa tem trabalhado para oferecer um espaço de produção, difusão e fruição artística”, afirmou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

Conteúdo relacionado
Encontro Internacional de Música da Amazônia inicia-se dia 10 em Santarém.
Encontro Internacional de Música na Amazônia: inscrições abertas para oficinas, palestras e mesas-redondas.

Confira aqui a programação completa do evento.

10/12/2015