Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Dezembro "Flona Sensual" leva o 1º lugar no II Fest Ufopa

"Flona Sensual" leva o 1º lugar no II Fest Ufopa

"Flona Sensual" leva a melhor no II FestUfopa. Foto: Talita Baena.

O carimbó "Flona Sensual", de autoria de Paulinho Barreto, venceu a segunda edição do FestUfopa, que neste ano de 2015 ocorreu neste domingo, dia 13, na programação de encerramento do Encontro Internacional de Música Wirapu´ru, promovido pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará. O segundo lugar ficou com Clarice Senna, que concorreu com a música "Samba Lêlê", letra de Clarice e Andréa Trindade; a canção “Baba Tião”, de autoria de Lucival Carmo, levou o terceiro lugar.

Inspirada nas belezas naturais da região, conta Paulinho, Flona Sensual é a primeira composição do artista em festivais.  “Sempre participo de festivais, mas neste foi a primeira vez que participei como compositor”, disse.

Das 33 músicas inscritas, 10 foram classificadas para a etapa final. E antes mesmo do anúncio dos vencedores, os participantes das oficinas também fizeram um espetáculo a parte, com apresentações de choro e clássicos da MPB, como canções de Tim Maia. Para Flávio Lira, um dos jurados desta edição do FestUfopa, a qualidade dos artistas locais impressiona. "Estou muito satisfeito, muito impressionado, para um início de um festival que será muito grande, estou muito feliz,  a qualidade dos músicos, dos alunos, da organização foi ótima", considera.

Interação que incentiva

A união entre o Encontro Internacional de Música e o FestUfopa possibilitou, na opinião da reitora Raimunda Monteiro, a interação dos músicos locais com professores de música instrumental de Brasília, de Pernambuco e de professores que atuam em escolas de música nos EUA, o que foi muito positivo. "Para nós existe na Ufopa um antes e um depois do Wirapu´ru, pois permitiu que os grupos e os artistas da Universidade, que interagem com artistas da comunidade, também apresentassem seu trabalho em um ambiente de alta qualidade musical; isso agrega muito e será um estímulo na música, tanto na Universidade como na extensão universitária em Santarém e também em toda a região Oeste do Pará”, acredita.

Premiação Os três primeiros colocados receberão o prêmio em dinheiro. Ao terceiro colocado será destinado o valor de R$ 1.250,00; o segundo colocado receberá R$ 2.500,00 e o primeiro lugar receberá a premiação de 5 mil reais.

Confira aqui o álbum de fotos do II Fest Ufopa. Fotos: Talita Baena.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

14/12/2015