Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Dezembro Lampoa faz doação de peixes ornamentais para Universidade Nilton Lins

Lampoa faz doação de peixes ornamentais para Universidade Nilton Lins

Lampoa faz doação de peixes ornamentais para Universidade Nilton Lins

Cascudo-zebra. Foto: Luciano Vaz.

Em novembro de 2015 a Ufopa, por meio do Laboratório Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa), doou 200 exemplares de peixes ornamentais da espécie "Hypancistrus zebra" para o Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Reprodução de Peixes da Universidade Nilton Lins, localizada em Manaus/AM. Os peixes são oriundos de apreensões feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os animais serão utilizados no projeto de pesquisa intitulado "Reprodução in vitro e criopreservação de gametas do cascudo zebra imperial ("Hypancistrus zebra") como ferramentas para conservação da espécie", no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins em parceria com Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Sob a responsabilidade do professor Leandro Cesar de Godoy, coordenador do Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Reprodução de Peixes, a pesquisa corresponde a um dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, que apresenta as seguintes linhas de pesquisa: "Elaboração de protocolo de indução à espermiação e à desova"; "Elaboração de protocolo de criopreservação seminal"; "Avaliação da sensibilidade dos oócitos à baixa temperatura"; e "Reprodução artificial usando sêmen fresco e congelado".

Continuam na Ufopa peixes ornamentais doados pelo Ibama e que serão utilizados em pesquisas na Instituição. No Lampoa, a proposta é elaborar protocolos para a otimização da produção de "H. zebra" em cativeiro, com foco na reprodução e fases jovens da espécie, principalmente na área da nutrição.

Comunicação/Ufopa, com informações do Laboratório Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa) da Ufopa

9/12/2015