Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Dezembro Lampoa faz doação de peixes ornamentais para Universidade Nilton Lins

Lampoa faz doação de peixes ornamentais para Universidade Nilton Lins

Cascudo-zebra. Foto: Luciano Vaz.

Em novembro de 2015 a Ufopa, por meio do Laboratório Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa), doou 200 exemplares de peixes ornamentais da espécie "Hypancistrus zebra" para o Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Reprodução de Peixes da Universidade Nilton Lins, localizada em Manaus/AM. Os peixes são oriundos de apreensões feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os animais serão utilizados no projeto de pesquisa intitulado "Reprodução in vitro e criopreservação de gametas do cascudo zebra imperial ("Hypancistrus zebra") como ferramentas para conservação da espécie", no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins em parceria com Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Sob a responsabilidade do professor Leandro Cesar de Godoy, coordenador do Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Reprodução de Peixes, a pesquisa corresponde a um dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, que apresenta as seguintes linhas de pesquisa: "Elaboração de protocolo de indução à espermiação e à desova"; "Elaboração de protocolo de criopreservação seminal"; "Avaliação da sensibilidade dos oócitos à baixa temperatura"; e "Reprodução artificial usando sêmen fresco e congelado".

Continuam na Ufopa peixes ornamentais doados pelo Ibama e que serão utilizados em pesquisas na Instituição. No Lampoa, a proposta é elaborar protocolos para a otimização da produção de "H. zebra" em cativeiro, com foco na reprodução e fases jovens da espécie, principalmente na área da nutrição.

Comunicação/Ufopa, com informações do Laboratório Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa) da Ufopa

9/12/2015