Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Dezembro Sebastião Tapajós dá lição de parceria e impressiona plateia durante show em Santarém

Sebastião deu um show a parte ao lado de músicos de renome. Foto: Talita Baena.

A noite de sábado, 12 de dezembro de 2015, foi marcada pela apresentação do violonista Sebastião Tapajós, artista consagrado nacional e internacionalmente. Quem esteve presente no auditório da unidade Tapajós, Câmpus de Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ficou impressionado com o show que o músico fez em parceria com outros grandes nomes da música.

Ao lado do tecladista Andresson Dourado, Sebastião mexeu com o passado, tocando composições como “Milonga do Sabiá” e “Por entre as Árvores”, que recorda o acesso da casa onde reside até o rio Tapajós. “Tenho um acesso à piscina natural da minha casa que conta com 22 quilômetros, da casa até o rio, e para chegar passamos por fileiras de árvores”, ressalta o violonista.

Sebastião deu um show de humildade, mostrando a todos que o prestigiaram como se realiza um trabalho em equipe. Esteve, com seu afinado violão, alinhado aos outros instrumentos, em uma parceria com o contrabaixista acústico e elétrico, compositor e arranjador Flávio Lira, além do percussionista Helder Gama (Catraca) e dos violonistas George Costa e Henrique Neto, que antes do show tiveram a oportunidade de ensaiar e trocar experiências com Sebastião em sua residência. Abrindo o show de Sebastião Tapajós houve apresentação do cantor Nato Aguiar.

Compondo a plateia, estiveram presentes a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, o deputado estadual Airton Faleiro, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Márcio Miranda, e a esposa deste, Daniela Miranda.

Show de sexta - Na noite de sexta-feira, 11/12, foi Flávio Lira que impressionou a plateia com seu excelente desempenho no contrabaixo. Mostrou uma pequena parte do que aprendeu nos mais de 10 anos na atividade profissional.

Flávio atualmente reside em Boston, nos Estados Unidos, onde cursa “Performance em Baixo Elétrico” na Faculdade de Música da Berklee. O músico já se apresentou com grandes nomes da música nacional, a exemplo de Paulinho da Viola, Zeca Baleiro e Dudu Nobre, e hoje tem uma ativa agenda de shows com grupos de música brasileira e latina. Antecedendo ao show de Flávio Lira, a Camerata da Escola de Música Maestro Wilson Fonseca fez uma brilhante apresentação de abertura.

As atrações fizeram parte do Encontro Internacional de Música da Amazônia (Wirapu’ru), realizado pela Ufopa por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e de diversos parceiros.

Confira o vídeo da apresentação de Sebastião Tapajós aqui.

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa

14/12/2015

Fábio Lira encantou com show de contrabaixo na Ufopa. Foto: Albanira Coelho.