Ufopa irá ofertar Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
Aprovação para implantar o curso em Santarém foi divulgada nesta quarta, 16, pela Capes.
O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) teve a proposta de implementação do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ciências da Sociedade aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A publicação foi feita nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2015. A previsão é de que o edital seja divulgado no primeiro semestre de 2016, com início das aulas para o segundo semestre.
A reitora Raimunda Monteiro parabenizou a conquista: "A Ufopa comemora mais um mestrado, que abre uma vasta oportunidade de pós-graduação para todas as áreas de formação. Ganham Santarém e região, que vão reter muitos pós-graduandos que hoje precisam sair para buscar essa formação. Parabéns ao Instituto de Ciências da Sociedade".
A proposta foi enviada à Capes em agosto de 2015, mas a a constituição do programa começou a ser discutida desde o início do ano. "Primeiro fizemos um estudo de viabilidade, após isso conseguimos mapear os professores segundo os critérios que a Capes exige para o mestrado e, a partir disso, construímos as linhas de pesquisa com a participação dos professores interessados, inclusive os professores mestres. Uma vez que o mestrado se consolide, abriremos as portas para um doutorado", explica a vice-diretora do Instituto, Lilian Rebellato, que participou ativamente do processo.
Serão três linhas de pesquisa, contemplando as áreas de conhecimento abrigadas pelo ICS: “Sociedades Amazônicas, Sistemas Culturais e Sociabilidades”; “Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento Regional”; e “Direitos Humanos, Sociedade e Cidadania Ambiental”. Além de docentes do ICS, também há professores permanentes e colaboradores do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). No total, dezessete professores fazem parte do quadro.
Por ser o primeiro mestrado em Ciências Sociais na região Oeste do Pará, espera-se uma grande concorrência na seleção: "Julgamos que a demanda de candidatos será alta. Há um interesse muito grande, tanto de servidores quanto de alunos", afirmou Rebellato. Serão ofertadas 15 vagas e, segundo a professora, há a intenção de se discutir cotas para indígenas e quilombolas.
"Do ponto de vista acadêmico, será muito interessante pela forma de projetar a realidade daqui para as demais regiões do país. Vai-se inverter um pouco o 'fiel da balança': ao invés do pesquisador do Sul e Sudeste vir para cá e depois voltar para publicar sobre o que se faz aqui, teremos as próprias pessoas daqui publicando essas informações. Isso também permitirá um aumento nas especificidades dos dados, ou seja, aqueles que moram aqui, que conhecem bem a região, terão um acesso muito maior do que um pesquisador que vem de outro local", concluiu a professora.
Comunicação/Ufopa
16/12/2015. Editado em 17/12/2015.