Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Dezembro Wirapu’ru! - Bandas e fanfarras são debatidas no Encontro Internacional de Música

Músicos debatem sobre bandas e fanfarras de Santarém. Foto: Maria Lúcia Morais.

As fanfarras e bandas marciais de Santarém foram um dos destaques do Encontro Internacional de Música da Amazônia (Wirapu’ru!), realizado semana passada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Músicos da Filarmônica Municipal de Santarém e regentes de bandas de escolas do município participaram de debate sobre essa tradição cultural, surgida no final do século XIX e que resiste até os dias atuais no município.

Realizado no último sábado, dia 12, no Auditório da Unidade Tapajós, o debate sobre o panorama musical das fanfarras e bandas marciais em Santarém contou com a participação dos músicos Eude Igor Almeida de Lima, da Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida; Júlio Heleno Lages Pereira, coordenador do projeto “Música na Escola” da Secretaria Municipal de Educação e Desporto; e Maurício Ferreira Amaral, membro da Filarmônica Municipal de Santarém Professor José Agostinho.

O pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Tiago Vieira, e a diretora de Cultura da Ufopa, Deize Carneiro, também estiveram presentes no debate. “Um evento de música internacional na Amazônia não podia deixar de fora a realidade das bandas e o concurso de fanfarras de Santarém, que é uma realidade antiga”, afirma Deize Carneiro. “Os diversos temas debatidos durante o Encontro, como a formação musical nas escolas e a influência da cultura africana na música brasileira, são de grande relevância e as discussões têm sido bastante qualificadas e esclarecedoras”, afirma.

Regente da banda de música da Escola Estadual Almirante Soares Dutra, Júlio Heleno Pereira falou sobre o processo de reformulação das bandas de fanfarras de escolas públicas para bandas marciais, iniciado em 2008 pela Prefeitura Municipal de Santarém por meio do projeto “Bandas nas Escolas Municipais”, quando foi possível a aquisição de novos instrumentos musicais.

De 2008 para cá o processo de musicalização nas escolas foi crescendo”, afirma o professor, que atualmente coordena o projeto “Música nas Escolas”, também da prefeitura, que dá continuidade às ações do projeto anterior. “Temos alunos que participaram desses projetos e hoje são discentes do curso de Música da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e músicos da Filarmônica”.

O projeto Música na Escola tem dado muito certo”, concorda o percussionista e regente da banda da Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida, Eude Igor Almeida de Lima. “É sempre gratificante trabalhar com os alunos de escolas públicas”, afirma o professor. “A maioria dos alunos permanece na banda e os veteranos ajudam os novatos no processo de ensino-aprendizagem”, revela.

Geralmente o aluno leva a disciplina da banda para casa e para a sala de aula”, afirma Eude Igor. O músico Maurício Ferreira Amaral, da Filarmônica Municipal, também concorda com o professor quando o assunto é disciplina e afirma: “A banda e a música disciplinam e esse é um diferencial para os alunos e a escola”.

Durante o debate, Eude Lima destacou ainda a importância do Festival de Bandas e Fanfarras, que é realizado há quarenta anos em Santarém, como incentivo para os jovens músicos. “Para os alunos é tudo. É onde eles têm o maior público”, afirma. “Fiquei muito impressionada quando vi pela primeira vez o Festival de bandas de Santarém”, completa a diretora de Cultura da Ufopa, Deize Carneiro.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

14/12/2015