Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Fevereiro Antropologia e Engenharia Florestal: publicadas portarias de reconhecimento pelo MEC

Foto: divulgação

O Ministério da Educação (MEC) publicou em janeiro, no Diário Oficial da União (DOU), as portarias de reconhecimento de mais dois cursos de graduação da Ufopa: o Bacharelado em Antropologia, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), reconhecido com conceito 4, por meio da Portaria nº 65, de 28 de janeiro de 2015; e o Bacharelado em Engenharia Florestal, herdado da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), também reconhecido com conceito 4, por meio da Portaria nº 44, de 22 de janeiro de 2015.

A avaliação realizada pelo MEC baseia-se em uma escala de valor de 1 a 5. “O conceito 4 é um indicativo de qualidade de nossos cursos, expressa a qualidade do corpo docente, dos projetos pedagógicos, dos laboratórios e dos acervos das bibliotecas”, afirma a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro. “Conforme formos melhorando a infraestrutura física, teremos cursos avaliados com notas máximas. Vamos continuar empenhados para elevar todos os cursos de graduação a esses patamares de reconhecimento”.

Reconhecimento – Realizado pelo MEC, por meio da Secretaria de Regulamentação do Ensino Superior (Seres), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), o processo de avaliação para o reconhecimento de cursos superiores é realizado em três fases distintas. A primeira fase constitui-se da análise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs), com a contextualização de todo o perfil do curso. Na segunda fase, avaliam-se a organização didático-pedagógica, o corpo docente da instituição e a infraestrutura detalhada do curso.

A terceira fase é construída pela vista in loco feita pelo Inep, via MEC. “São dois avaliadores que vêm até a instituição visitar as suas instalações para verificar a oferta desses cursos, se o que foi colocado na segunda fase é realmente ofertado na prática”, explica a coordenadora de Avaliação Institucional da Ufopa, Andrea Imbiriba da Silva.

Segundo a servidora da Ufopa, durante o mês de fevereiro a instituição receberá mais quatro visitas do MEC para avaliação dos seguintes cursos: Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA); Licenciatura em Matemática, do Instituto de Ciências da Educação (Iced); Geologia e Ciências da Computação, ambos do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). “Até o momento, 20 cursos de graduação da Ufopa já receberam a visita dos avaliadores do MEC e outros 10 cursos estão aguardando pelo agendamento dessa visita, que é a terceira e última etapa do processo de avaliação”, explica.

Confira o comunicado da Coordenação de Avaliação Institucional sobre o reconhecimento desses cursos.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

2/2/2015