Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Fevereiro Conselho Universitário da UFOPA realiza primeira reunião de 2015

Conselho Universitário da UFOPA realiza primeira reunião de 2015

Conselheiros aprovam regimentos dos comitês gestores. Foto: Renata Dantas/UFOPA.

Os novos membros dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) reuniram-se, no dia 30 de janeiro, para a primeira reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun) da Universidade. A reunião ocorreu no Câmpus Rondon e contou com a presença de mais de 30 conselheiros.

“A partir de agora temos um fortalecimento institucional muito mais efetivo, com um sistema de decisão colegiado eleito pelas três categorias acadêmicas através de um processo democrático, e que passa a participar das grandes questões da Instituição. Estamos dando início a uma nova fase na Universidade, uma nova cultura nos processos decisórios”, avalia a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro.

Durante a reunião, foram aprovados os regimentos internos que regulam o funcionamento do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e do Comitê Gestor de Segurança da Informação. Capitaneados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade, os membros que compõem os comitês reuniram-se pela primeira vez em novembro do ano passado.

“Esses comitês são obrigatórios e maioria dos setores da Universidade tem representação nos grupos. Eles precisam existir para fazer o alinhamento com a alta administração e para regular diversas questões ligadas à área de TI, como a aquisição de equipamentos e softwares. Na área de Segurança da Informação, o comitê deve ser bastante ativo, trabalhando para manter os padrões de segurança e decidindo sobre ocorrências, quando for o caso. Também é possível constituir grupos de trabalho para tratar de questões específicas”, esclarece o diretor do CTIC, Prof. Deam Silva.

Também foi apresentada aos membros do Consun a proposta orçamentária para 2015, já enquadrada na matriz Andifes. Do total de R$ 179 milhões destinados à UFOPA esse ano, cerca de R$ 110 milhões serão para a folha de pagamento de pessoal; R$ 1,9 milhões devem ser investidos em ações de apoio à capacitação de profissionais da educação, como o projeto Gestores da Escola. Cerca de R$ 31 milhões serão destinados às questões de capital e R$ 27 milhões para custeio. Os investimentos na área de gestão estudantil devem girar em torno de R$ 7,5 milhões.

A proposta ainda será avaliada pelos conselheiros e está aberta a considerações e possíveis alterações, especialmente cortes por parte do Governo Federal. “Essa proposta representa um salto de profissionalização na forma de administrar a Universidade, dando mais transparência, compartilhando as informações”.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

3/2/2015