Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Fevereiro Enactus Ufopa: Creche Seara recebe projeto Nutrilife

Enactus Ufopa: Creche Seara recebe projeto Nutrilife

Horta é revitalizada pelo Time Enactus Ufopa. Foto: Divulgação.

Um diagnóstico do processo de fabricação de multimistura e dos pães da padaria mantida pela Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia, que por meio da creche Seara atende crianças e adolescentes, será desenvolvido pelos estudantes voluntários do Time Enactus Ufopa, por meio do projeto de Extensão Nutrilife.

As visitas semanais para a aplicação de questionários junto aos funcionários e o acompanhamento das atividades já começaram. No dia 20, os estudantes voluntários construíram uma horta vertical e revitalizaram a horta horizontal, que já existia.

Os pais das crianças participaram da ação, que também teve a presença da Profa. Dra. Helionora Alves, conselheira da creche, e do pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Prof. Dr. Thiago Vieira. “O projeto visa à inserção dos Enactors em atividades de extensão acadêmica. E o resultado esperado, além do cumprimento dos objetivos propostos, é que cada membro envolvido no Nutrilife consiga transmitir e explorar conhecimentos adquiridos dentro e fora do mundo acadêmico, a fim de repassá-los a quem realmente interessa, a comunidade”, disse a professora Helionora Alves.

Como a horta da Creche João-de-Barro é um dos pilares de sustentabilidade da Seara, pois dela são retirados itens constantes no plano de recuperação nutricional das crianças atendidas, além de possuir plantas essenciais utilizadas na multimistura, os estudantes dos cursos de agronomia, biologia, engenharias ambiental, física e florestal, que participam de forma intensa no Nutrilife, contaram com apoio técnico dos professores conselheiros Dr. Helionora Alves, Elói Gasparin, Dr. Clodoaldo Andrade e Dr. Thiago Almeida.

Estipulamos um plano de ação, e consideramos que a horta, apesar de não gerar renda diretamente, serve de fonte de matéria-prima, por isso a equipe iniciou as ações de janeiro de 2015 com a reorganização e ampliação da horta, além de trabalhos para ampliação com a instalação de horta vertical, que leva em consideração aspectos de paisagismo, a fim de melhor utilizar o espaço disponível e melhorar o aspecto visual no local”, concluiu a conselheira.

Comunicação/UFOPA, com informações do projeto Nutrilife

25/2/2015