Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Fevereiro Primeira turma do Parfor em Alenquer forma 148 professores

Primeira turma do Parfor em Alenquer forma 148 professores

Primeira turma do Parfor em Alenquer forma 148 professores

Foto: Luena Barros

Na noite de 1º de março de 2015, 148 professores receberam a outorga de grau pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Oeste do Pará no município de Alenquer. Dezenas de pessoas lotaram o ginásio “Octavio Proença de Moraes” para prestigiar a cerimônia das primeiras turmas de licenciaturas integradas em Português e Inglês, Biologia e Química, Matemática e Física, História e Geografia e de Pedagogia.

Uma das principais linhas de atuação da Ufopa é a melhoria na qualidade da educação básica da região Oeste do Pará. Segundo a reitora, Raimunda Monteiro, “os professores que estão se graduando agora vão representar práticas de ensino de qualidade melhor, conteúdos formativos mais qualificados e também estarão preparados para desafios profissionais nas suas trajetórias pessoais. Não só estamos qualificando o ensino básico, mas abrindo oportunidades de formação continuada”.

Para o secretário de educação do município de Alenquer, Patrício Leitão, isso representa uma mudança significativa no quadro de educação do município e arredores: “Agora nós temos no nosso quadro a maioria dos nossos professores já licenciados plenos. Dentro da zona urbana do município a Semed já tem o quadro todo qualificado”.

Maria Luzitânia Corrêa já atuava como professora de Português e Literatura há 13 anos e agora conseguiu o diploma de nível superior em Português e Inglês. “Muitos professores não tinham condição de pagar um curso particular. O governo federal facilitou com esses cursos de formação para professores”, afirma.

Já Elinaldo Rodrigues adquiriu uma segunda área de formação. Ele é professor de língua portuguesa há dez anos em Alenquer, mas tinha interesse em atuar na área de ciências naturais. Formado em Biologia e Química pelo Parfor, sua intenção é continuar se qualificando para atuar na educação básica: “Possivelmente farei uma pós-graduação na área e outros concursos”.

“Esses formandos trarão mais qualidade na nossa educação, uma vez que sabemos a dificuldade por qual eles passaram para se formar hoje. Sabemos que não é fácil estar na sala de aula, os problemas são muitos. Na qualidade de prefeito, venho agradecer a todos que se dedicaram a estudar para oferecer uma melhor formação aos nossos alunos”, declarou o prefeito de Alenquer, Flávio Marreiro.

Para a coordenadora geral do Parfor, Ednea Carvalho: “É um momento de vitória e muita satisfação para a nossa Universidade porque qualificar os professores no interior da região amazônica é um desafio tanto para nós professores quanto para os alunos cursistas do Parfor, mas é um desafio, sobretudo, do bem-querer da educação básica que nós temos”.

“Nós tivemos muito trabalho, assim como eles também tiveram dificuldades. Muitos alunos já tem uma idade avançada, outros tiveram dificuldades em relação em aliar o que aprenderam ao conhecimento que já traziam, mas eles se superaram. Hoje, as turmas quase completas estão se formando”, conclui o coordenador local do Parfor, Everaldo Lopes Jr.

Até o final de março, um total de 941 professores recebem a colação de grau nos cursos ofertados pelo Parfor em Santarém, Alenquer, Juruti, Oriximiná, Óbidos, Itaituba e Monte Alegre. Atualmente, são 3.369 alunos atendidos pelo Programa na região Oeste do Pará. Em Alenquer são 408 alunos.

Luena Barros – Comunicação/Ufopa

3/3/2015