Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Fevereiro Reitoria da UFOPA reforça articulações com governos estadual e federal

Reitoria da UFOPA reforça articulações com governos estadual e federal

Raimunda Monteiro, Anselmo Colares e Ednéa Carvalho (coord. PARFOR) com Helenilson Pontes. Foto: Luena Barros.

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Raimunda Monteiro, esteve reunida em Santarém na última sexta, dia 6, com o secretário de Educação do estado do Pará, Helenilson Gomes; o chefe da Casa Civil, José Megale; o prefeito de Santarém, Alexandre Von, e prefeitos de municípios do Oeste paraense que compõem a Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT) e a Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAN).

Durante o encontro, Raimunda Monteiro ressaltou, especialmente ao secretário Helenilson Pontes, que também preside o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará, a importância do papel da Universidade na implantação e no desenvolvimento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na região Oeste.

Atualmente, a UFOPA está presente em oito municípios da região - Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém - através do Parfor, que atende a mais de três mil alunos em cinco cursos de licenciaturas integradas (Biologia e Química, Geografia e História, Matemática e Física e Letras Português/Inglês), além de Pedagogia na modalidade presencial.

A reitora da UFOPA também participou da solenidade de posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa (Alepa), realizada no dia 1º de fevereiro, em Belém (PA). Ela aproveitou a ocasião para reforçar junto à presidência da Alepa e ao governador do estado, Simão Jatene, os projetos que vêm sendo desenvolvidos através de ações conjuntas entre a UFOPA e o governo estadual e que requerem prioridade esse ano.

“É o caso do repasse dos R$ 6 milhões que serão investidos em obras de infraestrutura no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Tapajós). Esse convênio já foi publicado oficialmente. Também precisamos dar andamento aos estudos com vistas ao licenciamento ambiental das balsas mineradoras que operam no rio Tapajós, além do projeto de produção de fármacos que vem sendo elaborado pela Universidade em parceria com a SECTI e o Ministério de Saúde”, destacou a reitora.

Em janeiro, Raimunda Monteiro esteve em Brasília (DF), participando da posse e conhecendo as propostas de governo dos novos ministros da Educação, Cid Gomes, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Já no início de fevereiro, a reitora retornou a Brasília para a reunião de reitores do Conselho Pleno da Andifes. “Nessas reuniões, vai-se desenhando o cenário em que as universidades federais atuarão esse ano, que deverá ser um ano de restrições orçamentárias, mas também um período de oportunidades e desafios para ajustes e ganhos de eficiência na gestão”, avalia.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

12/2/2015