Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Fevereiro Ufopa forma primeiras turmas pelo Parfor em Santarém

Ufopa forma primeiras turmas pelo Parfor em Santarém

Foto: Luena Barros

Na última sexta-feira, 27, o auditório do Câmpus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi palco da solenidade de outorga de grau de mais de cem alunos que concluíram o ensino superior através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Os 113 professores que se formaram integram as primeiras turmas do Parfor desenvolvidas pela UFOPA na região de Santarém. Eles ingressaram em 2010 em cinco cursos: licenciatura em Pedagogia e licenciaturas integradas em Biologia e Química, História e Geografia, Matemática e Física, e Letras Português/Inglês.

Valdete Xavier Corrêa tem 44 anos e trabalha atualmente na comunidade do Camarão. Professora há mais de 20 anos, ela acaba de se graduar em Biologia e Química e se prepara para mudanças na carreira. “Eu dava aula para multissérie, que vai do 1ª ao 4ª ano. Agora vou poder dar aula de Biologia e Química para turmas do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. É uma satisfação muito grande concluir o curso e já poder trabalhar na minha área de formação. Ciências biológicas sempre foram a minha vocação. Por isso me esforcei tanto para concluir a graduação”, ressalta Valdete.

Para o vice-reitor da UFOPA, Anselmo Colares, a melhoria da educação passa, necessariamente, pela melhoria na formação dos professores. “Qualificar o professor, dar a ele a oportunidade de estudar, é a maior contribuição que a Universidade pode dar à sociedade, porque é através da escola que estaremos preparando as futuras gerações”, avalia. Segundo a vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia, o professor, quando estuda, não pensa apenas em si. “Ele quer poder oferecer uma educação melhor para seus alunos”, destaca.

É o caso de Paulo Alves, que aos 62 anos realizou o sonho de concluir a graduação em Letras Português/Inglês. Há 41 anos no ofício da docência, o professor deseja agora aplicar o que aprendeu nesses anos de estudo com seus alunos da comunidade indígena Vista Alegre do Capixauã. “Quero continuar me doando para meus alunos”, ressalta.

Para a coordenadora geral do Parfor na UFOPA, Profa. Ednéa Carvalho, a formatura dos professores representa um marco do compromisso da UFOPA com a qualificação dos professores da região. “Isso faz com que a educação básica melhore no estado inteiro. Esperamos futuramente receber na Universidade os alunos formados por esses professores. Podemos ver como o Parfor transforma a realidade de uma região através da melhora do IDEB, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esses professores representarão uma melhora significativa na qualidade da educação básica na região Oeste e no estado do Pará”, enfatiza Ednéa.

Sobre o Parfor - É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de instituições federais de educação superior (IFES) e das secretarias de Educação dos estados e municípios. O Parfor tem a missão de formar professores que não têm formação adequada, como aqueles que ministram aulas de disciplinas diferentes da de sua formação ou que não têm o diploma de graduação.

O Parfor/Ufopa iniciou-se em 2010 e, atualmente, está presente em oito municípios da região Oeste do Pará - Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém -, atendendo a mais de três mil alunos em quatro cursos de licenciaturas integradas (Biologia e Química, Geografia e História, Matemática e Física e Letras Português/Inglês), além de Pedagogia na modalidade presencial.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

2/3/2015