Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Fevereiro Uso de casos reais será método de ensino no curso de Engenharia Florestal da UFOPA

Uso de casos reais será método de ensino no curso de Engenharia Florestal da UFOPA

Uso de casos reais será método de ensino no curso de Engenharia Florestal da UFOPA

Participantes tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas a ser aplicadas durante as aulas.

Livro com nove histórias fará parte da metodologia a ser aplicada pelos professores da UFOPA em sala de aula.

Todo o sistema de aprendizado, de como aplicar a metodologia do uso de casos em Manejo Florestal em sala de aula, foi repassado durante os três dias de oficina promovida pelo Projeto Florestabilidade da Fundação Roberto Marinho. O encontro ocorreu de 3 a 5 deste mês, no Câmpus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Na ocasião, foram testados quatro dos nove casos que farão parte de um livro a ser aplicado em sala de aula pelos professores da UFOPA. O método já está sendo usado em universidades dos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Mato Grosso e tem facilitado a interação entre alunos e professores.

De acordo com a coordenadora do Projeto Florestabilidade, Lysa Ribeiro, a oficina faz parte da continuidade de um processo de construção de um acervo de casos de ensino para extensionistas rurais. “Nesta oficina, os participantes contribuíram para uma formatação melhor dos casos que apresentamos. O interessante é que não é um trabalho voltado apenas para o público escolar, mas também se destina à extensão rural”.

Renato Ribeiro, professor da disciplina de Manejo Florestal do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), assegura que a inclusão de estudos de casos como metodologia a ser utilizada em sala de aula tem muito a contribuir com o aprendizado e o crescimento da interação entre professores e alunos. “Acredito que este seja um método muito eficaz, porque as pessoas participam de forma coletiva e ajudam a construir o desfecho de uma história, que acaba sendo a realidade do nosso dia a dia, como parte de uma comunidade”.

Renato Ribeiro foi um dos participantes, em nome da UFOPA, no encontro que houve em outubro de 2014, no Rio de Janeiro, para debater a metodologia. Na ocasião, 25 histórias foram inscritas no processo de seleção realizado pelo Projeto Florestabilidade. “Das 25 histórias, nove foram selecionadas para fazer parte de um livro de casos para ser aplicado em sala de aula em diversos locais. Quatro desses casos já estão em fase de conclusão do projeto e um deles foi aplicado durante esta oficina realizada na UFOPA, em Santarém”. Um dos nove casos selecionados foi apresentado pelo professor Renato, com uma história real ocorrida na Flona do Tapajós.

Para a diretora do IBEF, Elaine Oliveira, os casos discutidos e testados durante os três dias foram desenvolvidos pelo Florestabilidade para a formação continuada de técnicos da extensão rural com vistas a ampliar suas capacidades de prestar assistência técnica na produção florestal. “O estudo de caso é uma metodologia de aprendizagem ativa que coloca o leitor/aluno/participante no papel de um decisor diante de um problema ou de uma oportunidade. Na UFOPA, o método está sendo testado e validado com o auxílio de professores e alunos do curso de Engenharia Florestal do IBEF”.

Elaine Oliveira reforça que o método tem como base o caso, ou seja, a descrição de uma situação real enfrentada por um gestor, assim como os fatos do contexto ambiental, os atores que influenciam a decisão, as opiniões, e outras informações relevantes para o processo de tomada de decisão. A metodologia foi proposta pela Fundação Roberto Marinho junto com a equipe do Serviço Florestal Brasileiro.

Sobre a oficina: A realização da oficina de facilitação do Método do Caso recebeu o apoio do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da UFOPA. O objetivo foi formar facilitadores do IBEF, Emater-PA e do Serviço Florestal Brasileiro para o uso de casos. Participaram ainda da formação profissionais do Instituto Peabiru, Embrapa Amapá e Universidade Federal do Acre.

A oficina, realizada de 3 a 5 de fevereiro, no Câmpus Tapajós da UFOPA, foi  conduzida pela professora Isabela Baleeiro Curado, da FGV-EAESP, com a abordagem da aplicação do método do caso em situações de educação para o manejo florestal.

Sobre o Projeto: O Florestabilidade é um projeto da Fundação Roberto Marinho, lançado em 2012 em parceria com o Fundo Vale. Atualmente, tem como novos parceiros a Good Energies Foundation e o Serviço Florestal Brasileiro.

Albanira Coelho – Comunicação/UFOPA

Foto: Luena Barros

6/2/2015