Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Janeiro Parfor: vice-reitor visita turmas

Parfor: vice-reitor visita turmas

Parfor: vice-reitor visita turmas

Fotos: Talita Baena

Acompanhar o desenvolvimento da etapa de janeiro e fevereiro de 2014 das turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse foi o objetivo da série de visitas às turmas desse programa do Governo Federal na Universidade Federal do Oeste do Pará, realizada pelo vice-reitor, Anselmo Colares, e a coordenadora geral do Parfor na UFOPA, Edneia Carvalho, na manhã desta segunda feira, 19.

Aspectos relacionados ao uso e apropriação dos espaços de aprendizagem e de pesquisa da Universidade foram algumas das questões ressaltadas durante a visita à turma de Geografia 2013. “Antes, na avaliação dos próprios alunos, eles eram considerados como intrusos. Agora não, conforme o compromisso assumido pela Profa. Raimunda Monteiro, pelo Prof. Anselmo Colares e por mim, quando assumi a Coordenação Geral do Parfor. Agora não, aluno UFOPA é aluno Parfor, porque para nós, eles possuem a mesma importância que os alunos regulares”, argumenta a Profa. Edneia Carvalho.

Abraão Cardoso, professor de informática na rede municipal de ensino, que cursa licenciatura em História e Geografia do programa, considera a visita do vice-reitor e da coordenadora do Parfor muito importante para os cursistas. “Assim nós podemos fazer nossas reivindicações, e também para percebermos que eles estão aqui presentes conosco”, disse.

Prospectando necessidades

Na avaliação do vice-reitor, acompanhar e perceber novas necessidades do corpo docente da Universidade é fundamental para a efetivação dos compromissos assumidos com a comunidade acadêmica. “A Administração Superior assumiu um compromisso, à medida que somos uma reitoria que foi constituída a partir de uma eleição e que nós fizemos uma campanha, propusemos os objetivos, assumimos compromissos; esses compromissos, temos trabalhado para operacionalizá-los, temos organizado o ambiente para tornar possível a efetivação desses compromissos. Mas também é preciso nós retornarmos a essas pessoas, que são a razão principal desses compromissos, e verificar o que está acontecendo, se há algum entrave nesse processo, pois sabemos que há uma dinâmica, pois mesmo quando solucionamos um problema, surgem outros. Então há necessidade constante de revisitar, tanto para acompanhar o que já foi feito, quanto verificar o que deixou de ser feito e o que é possível melhorar, além de perceber novas necessidades”, ressaltou o vice-reitor, Anselmo Colares.

O programa - O Parfor é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Foi implantado em regime de colaboração entre a Capes, estados, Distrito Federal, municípios e as instituições de educação superior (IES).

Comunicação/UFOPA

20/1/2014