Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Janeiro Programa de Monitoria: troca de experiências marca o 2º encontro

Programa de Monitoria: troca de experiências marca o 2º encontro

Foto: Talita Baena

Estudantes vinculados ao Programa de Monitoria Acadêmica da Ufopa participaram nesta sexta-feira, 9, no auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon, do II Encontro de Monitores, cujo objeto foi o relato e trocas de experiências acadêmicas. Pela manhã, após as boas-vindas da pró-reitora de Ensino de Graduação, Fátima Lima, sete participantes apresentaram as atividades realizadas e também avaliaram o trabalho desenvolvido em cada projeto.

Exercitar os dois olhares - o da teoria e o da prática - na pedagogia. Foi o que Jussara Silva de Almeida, estudante do curso de Pedagogia e monitora de um projeto voltado para as expressões corporais na escola, desenvolveu na prática. Na avaliação da monitora, ao participar da monitoria, ela pode perceber o papel que a gestão pedagógica tem na consolidação dos projetos dentro da própria escola. "Em outro momento eu fui monitora de laboratório, e é bem diferente; e você participar lá no espaço onde as atividades acontecem é bem mais enriquecedor, porque a gente trabalha em sala de aula a teoria e a gente consegue visualizar a teoria lá na prática e aplicar, principalmente, em relação à educação física, que ainda é muito marginalizada, mas é tão importante quanto as outras disciplinas", disse.

Já para a monitora da disciplina de Direito Processual II e III, Amanda Teixeira Pinto, o acompanhamento das turmas beneficiou-a muito. "Como o monitor está sempre disponível, quando o aluno tem uma dúvida, nós podemos repassar de forma mais simples o conteúdo técnico do professor. Isso não tira em nada o mérito do professor, mas o monitor acaba tendo uma interação imediata com o aluno", conta.

Desde agosto de 2014, a UFOPA disponibilizou 120 bolsas para o programa de fomento ao ensino de graduação que contempla as monitoria de disciplinas, projetos integrados, e as monitorias de laboratórios de ensino. De acordo com Madma Colares Gualberto, coordenadora de Projetos Educacionais, o encontro é uma forma de disponibilizar informações e também orientar os participantes do programa. "Nesta edição, nós promovemos uma mesa-redonda em que os estudantes monitores compartilharam suas experiências e os resultados dos trabalhos", conclui.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

12/1/2015