Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Janeiro Recepção aos alunos do Parfor/UFOPA lota auditório

Recepção aos alunos do Parfor/UFOPA lota auditório

Alunos são recepcionados no Câmpus Tapajós - Foto: Lenne Santos.

Alunos do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) da UFOPA receberam, na manhã desta segunda-feira, 5, no auditório do Câmpus Tapajós, as boas-vindas do vice-reitor, Anselmo Colares – que na ocasião representou a reitora, Prof. Dra. Raimunda Nonata Monteiro. Também estiveram presentes a pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Fátima Lima, e a coordenadora-geral do Parfor/UFOPA, Profa. Ednéa Carvalho. Os alunos foram apresentados aos coordenadores de cursos, aos técnicos que dão apoio aos discentes, receberam informes sobre a primeira etapa de 2015 – que vai de 5 de janeiro a 21 de fevereiro – e em seguida se dirigiram às aulas que ocorrem nos câmpus Rondon e Amazônia.

Em seu pronunciamento o vice-reitor Anselmo Colares parabenizou a iniciativa da Coordenação do Parfor em preparar um fôlder que contém todas as informações necessárias para os calouros e os alunos regulares, distribuído durante a ação de boas-vindas. Ressaltou a necessidade da parceria entre alunos, professores coordenadores e técnicos em trabalhar de forma integrada, “apoiando as atividades do Parfor”. “De nossa parte, da parte da Administração Superior, nós executamos com agilidade as ações necessárias ao bom andamento do processo”, e completou afirmando que a Administração Superior da UFOPA está aberta a sugestões.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Fátima Lima, iniciou o seu discurso lembrando o fato de que as licenciaturas integradas do Parfor já estão reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Apenas a licenciatura integrada em Português/Inglês está com o processo quase concluído de reconhecimento. “É apenas uma questão de tempo para que essa licenciatura também tenha o seu reconhecimento concluído”. Fez questão de lembrar um dos desafios da universidade para 2015: a formação continuada. “Por meio da Escola de Gestores, a UFOPA já oferece cursos de especialização em duas áreas de conhecimento”, lembrou, citando que essa pode ser uma opção para os alunos do Parfor que estão concluindo neste ano.

A coordenadora do Parfor/UFOPA, Profa. Ednéa Carvalho, deu boas-vindas aos calouros e aos alunos regulares, repassou informações acadêmicas, lembrando que “alunos do Parfor são alunos da UFOPA, sem distinção, e possuem todos os direitos dos alunos da instituição”, e encerrou o seu discurso citando o poeta português Fernando Pessoa.

Ao final da cerimônia, os alunos regulares das turmas de 2010 receberam kit com bloco de anotações com caneta, marcador de livro, ecobag e garrafa ecológica, o qual comemora os 5 anos de criação da UFOPA. A aluna Eleonora Lima da Costa, concluinte da licenciatura integrada em História/Geografia foi uma das contempladas. Ela não conseguia esconder a ansiedade por estar cursando uma das etapas finais do curso. “Estamos chegando ao final de uma etapa das nossas vidas, que marca uma luta muito grande travada nesses últimos quatro anos. É muito gratificante estar aqui, e aí fica difícil esconder a ansiedade neste momento de realização de um sonho de cursar uma universidade. É uma alegria muito grande”, concluiu, emocionada. Eleonora Lima é professora do ensino fundamental na Vila Amazonas, comunidade do Guajará, localizada às margens do rio Arapiuns.

Plano Nacional de Educação - A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e a coordenação do Parfor/UFOPA vão ofertar um minicurso sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que será realizado no Câmpus Rondon, aos sábados, a partir das 14h30. Interessados deverão procurar a Secretaria Acadêmica do Parfor para fazer sua inscrição.

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

6/1/2015