Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Janeiro UFOPA amplia número de bolsas de pesquisa e pós-graduação em 2015

UFOPA amplia número de bolsas de pesquisa e pós-graduação em 2015

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) contabiliza um salto significativo no número de bolsas para alunos vinculados a cursos de mestrado e doutorado na Universidade. No último ano, houve um aumento de 23% no número de bolsas de mestrado e de 47% nas de doutorado, com relação a 2013.

No final de 2014, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA submeteu propostas e foi contemplada em três editais lançados pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Apenas em um edital, foram obtidas 21 novas bolsas de mestrado e nove de doutorado. As bolsas serão implementadas a partir desse ano. “Com essas novas bolsas, todos os alunos da UFOPA que estejam em condições de receber bolsa, ou seja, que atendam aos requisitos mínimos, serão contemplados”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Universidade, Prof. Sérgio de Melo.

De acordo com o pró-reitor, os mestrandos dos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e em Biociências (PPGBio) serão atendidos prioritariamente com as novas bolsas da Fapespa. “Esses são os programas com menor oferta de bolsas no momento. Temos procurado participar de todos os editais que têm sido abertos nacionalmente para ampliar nosso número de bolsas”, explica Sérgio. Atualmente, a UFOPA tem cerca de 160 alunos matriculados em cursos de mestrado e 30 no doutorado da Instituição.

Através de outro edital da Fapespa, esse voltado para oferta de bolsas para docentes que fazem doutorado fora do estado do Pará, a UFOPA foi contemplada com quatro bolsas. Além dessas, a Universidade já tinha conseguido 13 bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para professores que fazem doutorado fora de Santarém. “Esse foi um edital nacional da Capes, lançado no final de 2013, e a UFOPA foi a Instituição que obteve o maior número de cotas nacionalmente. Ou seja, no total, já são 17 docentes nossos que contam com bolsas para o desenvolvimento de suas teses de doutorado”, destaca o pró-reitor.

Ainda no fim de 2014, a UFOPA obteve a concessão de aproximadamente R$140.000,00 através de outro edital da Fapespa, destinado à estruturação de laboratórios vinculados aos cursos de pós-graduação da Universidade. “Já discutimos com os coordenadores de cursos e elaboramos a proposta das prioridades para investimento desse valor”, informa.

Mais bolsas em 2015 – Além dos editais de que participou em 2014, a PROPPIT está atualmente com processo interno aberto para selecionar cinco propostas de doutores recém-contratados para concorrerem a um novo edital da Fapespa. Os recursos servirão para que esses professores possam desenvolver seus projetos de pesquisa na UFOPA. Em dois anos, cada projeto receberá o valor de R$30.000,00, destinados à pesquisa, além de R$20.000,00 a ser aplicados em bolsas de iniciação científica.

Esse edital é uma parceria entre a Fapespa e a Capes, então haverá propostas apoiadas pelas duas instituições. No entanto, as propostas apoiadas pela Capes não terão direito ao valor proposto para bolsas de iniciação científica. Nesses casos, haverá uma contrapartida da UFOPA, que apoiará os professores que receberão bolsas da Capes com o valor destinado à iniciação científica.

Novidades na Pós-Graduação – Além da recente nomeação do Prof. Humberto Minervino para a Diretoria de Pesquisa, a PROPPIT deverá contar, em breve, com um novo diretor de Pós-Graduação. O cargo está vago desde a posse do Prof. Manoel Roberval dos Santos como diretor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), após as eleições realizadas na unidade acadêmica em dezembro de 2014.

“Com esses novos diretores, traçaremos os planos para 2015, especialmente voltados à consolidação das estruturas de pesquisa na Universidade”, avalia o pró-reitor Sérgio de Melo, que adianta já estar sendo analisada a possível oferta de novos cursos de mestrado. “Estamos estudando uma parceria com a UEPA, de Belém, e o Museu Emílio Goeldi, para ofertarmos algum curso na área das Ciências Sociais, provavelmente Antropologia. Também estamos reestruturando a proposta para um mestrado em Biodiversidade, para submeter novamente à Capes, já que a proposta não foi aceita na primeira oportunidade”, finaliza.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

19/1/2015