Ufopa participa de produção do livro Nheengatu Tapajowara
O livro Nheengatu Tapajowara foi lançado na terça-feira, 28 de julho, no Centro de Artesanato Cristo Rei. A obra é resultado do Curso de Nheengatu, oferecido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e professores do Amazonas, com apoio do movimento indígena da região e dos frades franciscanos em Santarém.
O conteúdo do livro, publicado pelo projeto Letra Indígena da Universidade de São Carlos, foi produzido pelos alunos do curso de nheengatu, que começou em julho de 2014 e atende a professores de comunidades indígenas e pessoas que estão se preparando para o magistério. Em parte, a turma é formada por alunos indígenas da Ufopa.
A obra apresenta registros da história dos povos indígenas da região, retrata algumas lendas e tradições, discorre sobre aspectos culturais e territoriais e apresenta um glossário com significados de palavras em nheengatu. É uma iniciação à língua indígena.
O livro Nheengatu Tapajowara reúne o conhecimento acadêmico, a partir das pesquisas na área da linguística, e o conhecimento tradicional, considerando que entre os professores do curso estão linguistas e indígenas falantes da língua de comunidades do rio Negro, no Amazonas, única região onde se fala o nheengatu fluentemente.
Sobre o curso: Neste mês de julho de 2015 foi realizada a terceira etapa do Curso de Nheengatu, que será concluída dia 30, quinta-feira. Em janeiro de 2016 as atividades serão retomadas. Outros produtos devem sair como resultados do curso, como um CD com músicas na língua indígena e um documentário sobre os povos indígenas da região. O curso está ligado ao Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia da Ufopa, com apoio da Diretoria de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Gestão Estudantil (Proges).
Rosa Rodrigues – Comunicação/Ufopa
31/7/2015