Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Cursos da Ufopa recebem conceito 4 em avaliação do MEC

Cursos da Ufopa recebem conceito 4 em avaliação do MEC

Cursos da Ufopa recebem conceito 4 em avaliação do MEC

Alunos de Engenharia de Pesca. Foto: Maria Lúcia Morais.

Mais três cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) receberam nota 4 em recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). São eles: Bacharelado em Engenharia de Pesca, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA); e a Licenciatura Integrada em Português e Inglês do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Remanescente da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, também foi bem avaliada, recebendo nota 4.

As visitas técnicas das comissões avaliadoras do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aconteceram durante o mês de abril, com o objetivo de averiguar as condições de oferta dos cursos de graduação, com vistas ao reconhecimento de curso pelo MEC. Três dimensões foram avaliadas: a organização didático-pedagógica do curso (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão). A avaliação realizada obedece a uma escala conceitual que varia de 1 a 5.

Engenharia - Com 111 alunos regularmente matriculados, o Bacharelado em Engenharia de Pesca do ICTA visa à formação de profissionais capacitados em métodos e tecnologias direcionados ao manejo, cultivo, captura e beneficiamento de recursos aquáticos; à conservação de organismos aquáticos; e à promoção da sustentabilidade ambiental. “É um profissional que pode atuar no cultivo de peixes, nas áreas do extrativismo e do beneficiamento do pescado, nutrição”, explica o coordenador do curso, Charles Hanry Faria Júnior. “Além de tudo, é um profissional que possui as diretrizes para trabalhar em qualquer lugar do Brasil, pois inserimos componentes curriculares que permitem com que esse aluno também possa atuar em outras regiões do país”, afirma.

Nas três dimensões avaliadas, o Bacharelado em Engenharia de Pesca obteve as seguintes notas: 3.3 na organização didático-pedagógica; 4.4 no corpo docente e tutorial; e 4.1 em infraestrutura. De acordo com a avaliação realizada, “a estruturação e a organização curricular do curso de Engenharia de Pesca da Ufopa estão coerentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia”. Segundo o relatório dos avaliadores, “a estrutura e os conteúdos curriculares contemplam, de maneira suficiente, todos os aspectos necessários, especialmente os de interdisciplinaridade”.

O documento avaliativo destaca ainda que “há integração da educação ambiental às disciplinas do curso por meio de disciplinas específicas e de forma interdisciplinar e transdisciplinar nas atividades do curso”, conforme preconiza a legislação. Temos uma boa integração do corpo docente com os discentes, que compreendem todo o processo por que estamos passando no sentido de construção de um curso. Os professores colaboraram muito na redação do processo, na discussão do projeto político”, afirma Charles Hanry. “Além disso, conseguimos espaços físicos que estavam ociosos na Universidade e hoje temos laboratórios. Procuramos seguir todas as diretrizes para formar um profissional que possa ter uma boa atuação dentro do cenário regional. Esse foi o conjunto de fatores que nos auxiliou nessa avaliação”.

LicenciaturaDestinada a professores da rede pública de ensino que ainda não possuem graduação na sua área de atuação, a Licenciatura Integrada em Português e Inglês do Parfor é ofertada pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced). Presencial, o curso é intervalar, em turno integral, com aulas ministradas nos meses de janeiro e julho. Nas dimensões avaliadas, a Licenciatura obteve a nota 4.4 na organização didático-pedagógica; 4.8 no corpo docente e tutorial; e 3.4 em infraestrutura.

De acordo com os avaliadores, o curso apresenta boas condições de funcionamento no aspecto organizacional. “As políticas institucionais de ensino, de extensão e de pesquisa (...) também se encontram implantadas de forma muito boa no âmbito do curso, que tem como objetivo qualificar professores em exercício na rede pública de educação básica (...) de modo a construir educação de qualidade na região Oeste do Pará”. O relatório destaca ainda a excelência do corpo docente: “A experiência que os professores comprovam no magistério superior, e, muitos, também, na educação básica, garante a qualidade de ensino a seus discentes. Outro aspecto que merece relevo é que todos trabalham em regime de Dedicação Exclusiva”.

Para o coordenador da Licenciatura Integrada, Raimundo Nonato Vieira Costa, o conceito 4 é resultado de um trabalho conjunto entre professores, técnicos e Coordenação do Parfor.Representa o resultado de um esforço muito grande que tem sido feito na instituição, para oferecer um curso de qualidade para os alunos da região, além do sucesso dos nossos professores, que muito se esforçaram para que obtivéssemos essa nota”, afirma.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

26/5/2015