Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Cursos e dias de campo demonstram as potencialidades do ILPF em Santarém

Cursos e dias de campo demonstram as potencialidades do ILPF em Santarém

Foto: Divulgação

O sistema que reúne em uma mesma área agricultura, pecuária e floresta, e que tem demonstrado ser uma alternativa viável para diversificar a produção e melhorar a renda dos produtores rurais sem o aumento da área plantada, será tema de dois cursos e dias de campo, no período de 18 a 22 de maio, em Santarém, Oeste do Pará. Essa tecnologia, chamada Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), foi desenvolvida pela Embrapa e parceiros e conta ainda com um forte componente ambiental, por proporcionar a recuperação de áreas degradadas e a diminuição da pressão sobre a floresta.

Em Santarém, os cursos são destinados a públicos distintos e que têm relação direta com a potencialidade produtiva da região. O curso “Estudo sobre o Manejo de Solo e sua Importância nos Sistemas ILPF e Plantio Direto” é voltado aos estudantes de agronomia e engenharia florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Já o curso “Correção e Adubação de Solo no Sistema ILPF” vai reunir técnicos da Emater, Banco da Amazônia (Basa) e produtores de vários municípios da região. As inscrições estão encerradas.

Para o pesquisador da Embrapa Arystides Resende Silva, um dos ministrantes do curso, Santarém destaca-se regionalmente pela produção de grãos e o conhecimento sobre os solos da região possibilitará aos produtores a redução de custos e o aumento da produtividade.  Ele explica que os eventos irão demonstrar o potencial do sistema ILPF, o qual visa à integração da atividade agrícola, pecuária e florestal realizadas na mesma área em cultivos consorciados, em sucessão ou rotação. “Com a utilização deste sistema temos uma minimização em relação aos custos de produção, uma vez que os resíduos das adubações das primeiras culturas a entrarem no sistema servem para as próximas culturas; soma-se a isso o componente florestal que busca nutrientes em profundidades e realiza a reciclagem do solo”, explicou o pesquisador.

Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Os eventos culminam em dias de campo, para que os participantes conheçam, na prática, experiências em ILPF localizadas no campo experimental da Embrapa, em Santarém, e na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Belterra. Por meio dos eventos, Santarém entra na agenda da Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que tem por objetivo levar aos produtores as tecnologias que permitem a efetivação do sistema. A Rede foi criada em abril de 2012 por meio de parcerias público-privadas, assinadas entre Embrapa, Cocamar, John Deere e Syngenta, para somar esforços na implementação de mecanismos que incentivem a adoção dos sistemas ILPF no País.

Serviço:

Curso: Estudo sobre o Manejo do Solo e sua Importância nos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ILPF e Plantio Direto
Local: Ufopa, Unidade Tapajós - Santarém, PA
Público: alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Ufopa
18 a 21/05 – (noite)
22/05 (tarde) – Dia de Campo: Manejo do Solo e sua Importância nos Sistemas ILPF e Plantio Direto, na Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Belterra, PA)
Curso: Correção e Adubação de Solo no Sistema ILPF
Local: Centro Integrado de Apoio ao Meio Ambiente (Ciam) - Santarém, PA
Público: técnicos de Emater, Basa e produtores rurais
18 a 21/05 – (manhã e tarde)
22/05 (manhã) – Dia de Campo: Correção e Adubação de Solo no Sistema ILPF, no campo experimental da Embrapa, Santarém, PA

Comunicação/Ufopa, com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa