Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Laboratórios de Zootecnia são inaugurados na Ufopa

Laboratórios de Zootecnia são inaugurados na Ufopa

Foto: Luena Barros

No dia 13 de maio, professores e estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) comemoraram o Dia do Zootecnista com a inauguração de quatro laboratórios que vão apoiar as atividades do curso do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). O prédio, localizado na Unidade Tapajós, abriga laboratórios de Biotecnologia Animal, Sanidade Animal, Bromatologia e Nutrição Animal e Tecnologia de Produtos e Origem Animal.

O coordenador de Zootecnia, Raylon Maciel, declarou que esse é um passo para fortalecer o curso, quatro anos após a sua criação: “É apenas uma etapa de uma caminhada longa que nós vamos percorrer para tornar o curso de Zootecnia da Ufopa um curso forte e reconhecido nacionalmente”.

Na última avaliação do Ministério da Educação, o curso de Zooctenia da Ufopa recebeu a nota 3, numa escala de 1 a 5. Segundo o pró-reitor de Planejamento Institucional, Clodoaldo dos Santos, a próxima avaliação deve ser ainda maior, com a melhoria da estrutura do curso. Para ele, a inauguração “é motivo de orgulho, mas também de mais responsabilidade, não somente da administração em dar o suporte para o curso, dos professores em ministrarem aulas com mais qualidade e dos alunos, que agora têm a possibilidade de saírem como excelentes profissionais da Universidade”.

“Temos a oportunidade de ter laboratórios estratégicos na área da Zooctenia e que, hoje, vão servir para a graduação. Futuramente, poderão servir para cursos de pós-graduação nessa área”, afirmou a diretora do Ibef, Elaine Oliveira, que acredita que esse é um reflexo do crescimento da Universidade.

Maciel também afirmou que a profissão de zootecnista é atual e de importância mundial e que, com o suporte dos laboratórios para as atividades de ensino e pesquisa, os alunos estarão preparados para atuar na região e fora dela: “Irão somar com a qualificação dos nossos professores e contribuir para a melhor formação dos nossos alunos, permitindo que eles possam atuar aqui na região e nacionalmente em todas as áreas que a profissão oferece”, finalizou.

Luena Barros - Comunicação/Ufopa

13/5/2015