Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Projeto de Restauração de Documentos Históricos promove ciclo de oficinas

Projeto de Restauração de Documentos Históricos promove ciclo de oficinas

Projeto de Restauração de Documentos Históricos promove ciclo de oficinas

Foto: Acervo do Projeto.

O Projeto de Restauração, Organização e Preservação de Documentos Históricos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está realizando, no Laboratório de História da Unidade Rondon, o seu I Ciclo de Oficinas de História e Documentos. Intitulada “Teoria e Prática em Documentos”, a primeira oficina foi ministrada, nos dias 13 e 14 de maio de 2015, pelo arquivista Sérgio Fredrich, que apresentou noções e conceitos relacionados a documentos e arquivos e sobre a higienização e a guarda de documentos.

A segunda oficina, denominada “A pesquisa em História a partir da Documentação do Poder Judiciário”, acontece esta semana, nos dias 20 e 21 de maio de 2015, das 14 às 18 horas, sendo ministrada pelos professores Isabel Creão e Luiz Laurindo. A oficina abordará a análise de alguns dos tipos de documentos que compõem os acervos do Poder Judiciário, com enfoque ao acervo abrigado na Ufopa, elencando-se as possibilidades de uso desta documentação para a pesquisa em História.

Coordenado pela professora Lademe Correia, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), o projeto de restauração e preservação de documentos históricos visa, através da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a atuar na salvaguarda de documentos históricos fundamentais para a escrita da história do Oeste do Pará, realizando a restauração, organização e digitalização de acervos históricos para disponibilizá-los à pesquisa.

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto

20/5/2015

 

Um dos momentos da oficina "Teoria e Prática em Documentos". Foto: Acervo do Projeto.