Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Maio Projetos da Ufopa são selecionados para receber apoio financeiro do Banco da Amazônia

Reitoria reuniu-se com a direção do Basa. Foto: Acervo AIT/Ufopa.

Banco irá investir R$ 1 milhão em pesquisas científicas e tecnológicas na Amazônia

Dois projetos inscritos pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no processo seletivo do Banco da Amazônia, foram selecionados para receber apoio financeiro da instituição. A iniciativa do banco visa a apoiar atividades de pesquisa científica e tecnológica que contemplem ações de transferência de tecnologia com capacitação.

Os temas dos projetos apresentados pela Ufopa são: “Avaliação físico-química e atividades farmacológicas de óleos de Copaifera ssp. como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades da Floresta Nacional do Tapajós (Flona)”, da pesquisadora Elaine Cristina Pacheco de Oliveira, e “Manejo sustentável de mandioca em áreas com podridão de raízes”, dos pesquisadores Maria Lita Padilha e Carlos Avilar Vildoso, com o apoio de outros professores da Ufopa.

Os dois projetos selecionados estão ligados ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) e concorreram entre as 218 propostas inscritas junto ao banco. No Pará, 9 projetos foram selecionados, mas outros estados como Rondônia, Mato Grosso, Acre, Roraima, Amapá, Amazonas e Maranhão também foram beneficiados com aprovação de projetos, somando um total de 19.

O processo de seleção iniciou-se em março deste ano, com a abertura das inscrições. De acordo com o edital, o Banco da Amazônia disponibiliza o montante de R$ 1 milhão para apoiar as atividades de pesquisa. O edital foi fruto de articulações que a Ufopa e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônica Oriental - Rede Namor, iniciaram, ano passado, com o Banco da Amazônia.

“Foi um processo bem complexo para chegar a essa etapa de termos uma instituição bancária apoiando projetos científicos na Amazônia Legal. Houve a união de diversas instituições e, com isso, nos associamos a uma Rede de Núcleos para que pudéssemos alinhar os discursos e definir o único objetivo para o alcance da conquista. A Reitoria da Ufopa já começa a articular para que o próximo edital venha destinando mais recursos e contemple maior número de pesquisadores na região”, enfatiza o coordenador da Agência de Inovação Tecnológica, Marcelo Vasconcelos.

Foram nove estados que submeteram os 218 projetos à seleção, sendo mantidas 19 propostas oriundas de 8 estados. Apenas Tocantins não teve projeto aprovado. Além da seleção dos projetos da Ufopa, localizada em Santarém, no Oeste do Pará, as outras instituições beneficiadas são: Embrapa (PA/RO/MA/AM), Universidade do Estado do Mato Grosso (MT), Museu Emilio Goeldi (PA), Universidade Federal do Pará (PA), Universidade Federal de Roraima (RR), Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (AC) e Fundação da Universidade Federal de Rondônia (RO).

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa

7/5/2015