Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Andifes apoia Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Andifes apoia Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou, no último dia 11 de março, em Brasília, do relançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O apoio ao trabalho dos parlamentares tem como objetivo debater meios e projetos para aperfeiçoar o sistema das Universidades Federais e superar desafios através da interlocução permanente entre a academia e o parlamento.

O evento contou com a participação de vários reitores das Universidades Federais e quase uma centena de deputados e senadores, de diversos partidos políticos. A Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, através do apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a PEC 59 e a vinculação dos royalties do petróleo para a educação.

A frente, suprapartidária, já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores, e durante evento promovido pela Andifes ganhou reforço de mais parlamentares que foram convidados pelos reitores, de todos os estados nacionais, a aderirem ao movimento em prol da educação. “As Universidades Federais são estratégicas para o desenvolvimento do país, por serem as principais produtoras de ciência, tecnologia e inovação, instrumentos eficazes para superação das desigualdades regionais. Temos no nosso Congresso parlamentares que se interessam pelo tema e as universidades terão na Frente Parlamentar mais um canal de intervenção no ambiente político”, disse o presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo.

Uma das primeiras tarefas da Frente Parlamentar será o trabalho para evitar que as medidas econômicas de ajuste fiscal afetem o orçamento da educação. “Os programas e ações em educação, da creche à pós-graduação, exigem maturação e continuidade para produzir os efeitos esperados pela sociedade; portanto, os ajustes conjunturais não podem comprometer as políticas públicas estruturais”, afirmou o presidente da Andifes.

A Andifes já entregou à Frente o Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU), documento elaborado pela Associação, que está em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e subsidiará o trabalho do grupo parlamentar. No documento constam as diretrizes de trabalho para o desenvolvimento destas universidades nos próximos dez anos. A sugestão da Andifes para a Frente é que as ações do parlamento com a academia estejam em consonância com o PNE, por se tratar do projeto de Estado mais importante estrategicamente para o desenvolvimento do país e por estarem as universidades relacionadas com a maioria das metas estabelecidas no Plano.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG), ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), estão à frente dessa mobilização, apresentando a proposta e convidando parlamentares de todos os partidos. “Nós sempre tivemos trabalhos valiosos junto à Andifes. Neste momento em que estamos vivendo um novo contexto, com a decisão da presidenta de adotar como mote do governo “Brasil, Pátria Educadora”, precisamos levar adiante o nosso projeto com as universidades federais, envolvendo a sua ampliação, a sua interiorização, a melhoria das suas condições de trabalho e o seu impacto no cotidiano da sociedade brasileira”, disse a deputada.

Durante o evento, foi entregue o documento de apresentação da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais e a Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais. Nos próximos dias, deve ser realizada uma reunião para organização da agenda de trabalho, levando em consideração as diretrizes contidas no PNE e PDU.

Comunicação/Ufopa, com informações da Ascom Andifes

16/3/2015