Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Banco da Amazônia abre inscrições para edital de pesquisa na Amazônia

Banco da Amazônia abre inscrições para edital de pesquisa na Amazônia

Foto: Divulgação

O Banco da Amazônia acaba de lançar um edital para selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por pesquisadores mestres ou doutores de instituições públicas dos estados da Amazônia Legal. O período de inscrições de propostas será de 1º a 31 de março deste ano. O edital disponibiliza o montante de R$ 1 milhão para apoiar atividades de pesquisa que contemplem ações de transferência de tecnologia com capacitação. “Os pesquisadores da Ufopa devem aproveitar ao máximo essa oportunidade e apresentar propostas ao edital”, ressalta a reitora da Universidade, Profa. Raimunda Monteiro.

O edital do Banco da Amazônia é fruto de articulações que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (RedeNamor) vêm protagonizando junto à diretoria do banco desde o ano passado. Através da Reitoria e da sua Agência de Inovação Tecnológica (AIT), a Ufopa levou ao banco a necessidade de a instituição financeira fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica na região. “O Banco da Amazônia é um banco de desenvolvimento regional e nós entendemos que os recursos dos fundos constitucionais e outros recursos operados pela Sudam devem servir de forma mais efetiva para estimular a inovação tecnológica na base da economia da Amazônia”, avalia Raimunda Monteiro.

A gestão da demanda junto ao Banco ganhou peso com a participação da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (RedeNamor), que é capitaneada pelo Museu Emílio Goeldi e abrange as agências de inovação tecnológica das principais instituições científicas dos estados do Pará, Amapá e Tocantins. “As universidade federais e a RedeNamor são importantes instrumentos para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação na região. Esse edital concretiza a conjugação de esforços entre as agências de fomento ao desenvolvimento e as instituições de pesquisa para estimular projetos que venham melhorar as bases produtivas de setores estratégicos para a Amazônia, como a economia da agricultura familiar e ribeirinha”, avalia Raimunda Monteiro.

Características das Propostas - As propostas apresentadas deverão buscar os seguintes objetivos de pesquisa: capacitação de produtores e multiplicadores, elaboração de material técnico científico, comunicação e soluções inovadoras e criativas.

Dentro do quesito “soluções inovadoras e criativas”, o edital busca projetos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social, através da pesquisa e transferência de tecnologia direcionada aos desafios científicos e tecnológicos nas seguintes linhas temáticas:

a) Constantes do Programa Brasileiro de Agricultura de Baixo Carbono das quais o Banco apoia diretamente:

• Integração Lavoura Pecuária e Floresta;
  • Plantio Direto;
  • Recuperação de áreas degradadas com plantio de espécies nativas.

b) Pesquisas voltadas para a restauração de ecossistemas:

• Tecnologias modernas de uso sustentável das florestas;
  • Gestão e manejo sustentável da produção e dos recursos naturais em assentamentos de Reforma Agrária e Agricultura Familiar;
  • Farmacologia e fitoterapia de ervas medicinais da Amazônia;
  • Restauração ambiental com geração de renda em comunidades ribeirinhas da Região.

Sobre as inscriçõesOs interessados devem encaminhar suas propostas até o dia 31 de março pelos Correios para o Banco da Amazônia - Gerência de Programas Governamentais (GPROG), Av. Presidente Vargas, 800, 13º andar, Belém (PA), CEP 66017-000.

A análise das propostas inscritas ocorrerá no período de 1º a 20 de abril. Dentre outros aspectos, serão levados em consideração: oportunidade e viabilidade do projeto; benefícios que trará ao desenvolvimento regional; orçamento dos recursos necessários à execução do projeto; cronograma físico e financeiro; compromisso com a apresentação do relatório final da pesquisa.

A divulgação das propostas selecionadas deverá ser feita até o dia 30 de abril. O resultado final será divulgado no sítio do Banco da Amazônia na internet: www.bancoamazonia.com.br.

Confira aqui o edital de Pesquisa 2015 do Basa.

Mais informações - Gerência de Gestão de Programas Governamentais do Banco da Amazônia, através do telefone (91) 4008-3197 ou pelo e-mail: gprog@bancoamazonia.com.br

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

25/2/2015