Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Bolsistas da Agenda Cidadã fazem viagem de intercâmbio

Bolsistas da Agenda Cidadã fazem viagem de intercâmbio

Bolsistas da Agenda Cidadã fazem viagem de intercâmbio

Alunos da Ufopa no Museu Imperial, Petrópolis, RJ - Foto: Victor Moutinho.

Alunos de graduação da Ufopa participaram de viagem de intercâmbio ao Rio de Janeiro (RJ). Realizado no período de 22 de fevereiro a 1º de março de 2015, o intercâmbio teve como objetivo principal conhecer as atividades do projeto Agenda Cidadã, que realiza diagnósticos socioambientais de comunidades e de escolas da rede pública de ensino do país.

Bolsistas do projeto, os alunos Lucas Santana, Anselmo Araújo, Juliano Rocha, Diego Aguiar, Raina Grandal e Geny Silva, do curso de Engenharia Florestal, viajaram acompanhados pelo professor Victor Moutinho, coordenador executivo da Agenda Cidadã na Ufopa. “Esse intercâmbio serviu para aumentar a maturidade dos alunos, que tiveram a oportunidade de verificar uma nova realidade além de Santarém, contribuindo para o incremento da sua formação crítica-cidadã”, avalia Victor Moutinho.

Durante o intercâmbio, os alunos conheceram as instalações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), idealizadoras da Agenda Cidadã. Na UFRRJ, o grupo da Ufopa foi recebido pela reitora, professora Ana Maria Dantas Soares. Os alunos também assistiram a uma palestra sobre o projeto Bolsa Verde, ministrada pelo ex-reitor, professor Ricardo Motta Miranda.

Outro encontro marcante foi com o coordenador da Agenda, José Luiz Santana, da UFRJ, no qual os bolsistas puderam conhecer detalhes sobre as ações promovidas pelo projeto, que conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC). “Tivemos a oportunidade de dimensionar o quão grande é o projeto da Agenda Cidadã. Trabalhando em Santarém, tínhamos uma visão muito pequena a respeito do que trata o projeto, que é uma iniciativa de âmbito nacional”, afirma o bolsista Lucas Santana. “Pudemos conhecer as universidades que foram as primeiras do Brasil. Conhecemos também os professores que tiveram a ideia inicial de formar a Agenda Cidadã e que definiram seus objetivos e metas”, explica a bolsista Geni Silva.

Choque cultural – Durante o intercâmbio, os alunos da Ufopa visitaram a centro histórico do Rio de Janeiro (Cinelândia), onde conheceram a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal, o Museu de Belas Artes e o Passo Imperial. Outros locais visitados foram: o Jardim Botânico, incluindo o herbário e a xiloteca; o Parque Ecológico e Restinga do Guarapari; o campo do Pão de Açúcar, onde receberam uma aula ao ar livre sobre afloramentos rochosos e formação geológica; e a cidade de Petrópolis, com visita ao Museu Imperial, à Casa de Santos Dumont e ao Palácio de Cristal.

A experiência do intercâmbio foi muito importante devido ao choque cultural que tivemos. Quando chegamos, logo percebemos a diferença na infraestrutura da própria cidade. Também tivemos um choque visual muito grande, ao percebermos a diferença entre Santarém, que é uma área plana, a cidade do Rio de Janeiro, com uma afloração basicamente rochosa, com muitos morros”, explica Geni Silva.

Agenda Cidadã – Iniciativa da UFRJ e da UFRRJ, o projeto Agenda Cidadã busca envolver professores e alunos da educação básica em diagnósticos socioambientais, com o objetivo de levantar a estrutura da comunidade e das escolas. Com a parceria e apoio da Ufopa, o projeto realizou um amplo diagnóstico socioambiental de 22 municípios do Oeste do Pará. Mais de 50 professores da Ufopa participaram das atividades da Agenda nesta região.

Segundo o professor Victor Moutinho, a nova equipe de bolsistas do projeto – formada pelos alunos que participaram do intercâmbio – deverá trabalhar auxiliando os professores na finalização das agendas produzidas sobre o Oeste do Pará. “Temos aproximadamente 320 agendas, sendo que cada agenda é um somatório do perfil municipal, dos diagnósticos socioambientais, do resgate da memória local, do diagnóstico da educação e do plano de ação, que mostra os desejos e anseios das comunidades”, revela. “É muita informação inédita, que deverá ser repassada para as comunidades, para as prefeituras e estará disponível na Internet para todos”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

18/3/2015

 

Prof. Victor Moutinho e alunos da Ufopa recebidos pela reitora da UFRRJ.

No Laboratório do Departamento de Recursos Florestais da UFRRJ - Fotos: Victor Moutinho.