Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Bolsistas da Agenda Cidadã fazem viagem de intercâmbio

Bolsistas da Agenda Cidadã fazem viagem de intercâmbio

Alunos da Ufopa no Museu Imperial, Petrópolis, RJ - Foto: Victor Moutinho.

Alunos de graduação da Ufopa participaram de viagem de intercâmbio ao Rio de Janeiro (RJ). Realizado no período de 22 de fevereiro a 1º de março de 2015, o intercâmbio teve como objetivo principal conhecer as atividades do projeto Agenda Cidadã, que realiza diagnósticos socioambientais de comunidades e de escolas da rede pública de ensino do país.

Bolsistas do projeto, os alunos Lucas Santana, Anselmo Araújo, Juliano Rocha, Diego Aguiar, Raina Grandal e Geny Silva, do curso de Engenharia Florestal, viajaram acompanhados pelo professor Victor Moutinho, coordenador executivo da Agenda Cidadã na Ufopa. “Esse intercâmbio serviu para aumentar a maturidade dos alunos, que tiveram a oportunidade de verificar uma nova realidade além de Santarém, contribuindo para o incremento da sua formação crítica-cidadã”, avalia Victor Moutinho.

Durante o intercâmbio, os alunos conheceram as instalações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), idealizadoras da Agenda Cidadã. Na UFRRJ, o grupo da Ufopa foi recebido pela reitora, professora Ana Maria Dantas Soares. Os alunos também assistiram a uma palestra sobre o projeto Bolsa Verde, ministrada pelo ex-reitor, professor Ricardo Motta Miranda.

Outro encontro marcante foi com o coordenador da Agenda, José Luiz Santana, da UFRJ, no qual os bolsistas puderam conhecer detalhes sobre as ações promovidas pelo projeto, que conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC). “Tivemos a oportunidade de dimensionar o quão grande é o projeto da Agenda Cidadã. Trabalhando em Santarém, tínhamos uma visão muito pequena a respeito do que trata o projeto, que é uma iniciativa de âmbito nacional”, afirma o bolsista Lucas Santana. “Pudemos conhecer as universidades que foram as primeiras do Brasil. Conhecemos também os professores que tiveram a ideia inicial de formar a Agenda Cidadã e que definiram seus objetivos e metas”, explica a bolsista Geni Silva.

Choque cultural – Durante o intercâmbio, os alunos da Ufopa visitaram a centro histórico do Rio de Janeiro (Cinelândia), onde conheceram a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal, o Museu de Belas Artes e o Passo Imperial. Outros locais visitados foram: o Jardim Botânico, incluindo o herbário e a xiloteca; o Parque Ecológico e Restinga do Guarapari; o campo do Pão de Açúcar, onde receberam uma aula ao ar livre sobre afloramentos rochosos e formação geológica; e a cidade de Petrópolis, com visita ao Museu Imperial, à Casa de Santos Dumont e ao Palácio de Cristal.

A experiência do intercâmbio foi muito importante devido ao choque cultural que tivemos. Quando chegamos, logo percebemos a diferença na infraestrutura da própria cidade. Também tivemos um choque visual muito grande, ao percebermos a diferença entre Santarém, que é uma área plana, a cidade do Rio de Janeiro, com uma afloração basicamente rochosa, com muitos morros”, explica Geni Silva.

Agenda Cidadã – Iniciativa da UFRJ e da UFRRJ, o projeto Agenda Cidadã busca envolver professores e alunos da educação básica em diagnósticos socioambientais, com o objetivo de levantar a estrutura da comunidade e das escolas. Com a parceria e apoio da Ufopa, o projeto realizou um amplo diagnóstico socioambiental de 22 municípios do Oeste do Pará. Mais de 50 professores da Ufopa participaram das atividades da Agenda nesta região.

Segundo o professor Victor Moutinho, a nova equipe de bolsistas do projeto – formada pelos alunos que participaram do intercâmbio – deverá trabalhar auxiliando os professores na finalização das agendas produzidas sobre o Oeste do Pará. “Temos aproximadamente 320 agendas, sendo que cada agenda é um somatório do perfil municipal, dos diagnósticos socioambientais, do resgate da memória local, do diagnóstico da educação e do plano de ação, que mostra os desejos e anseios das comunidades”, revela. “É muita informação inédita, que deverá ser repassada para as comunidades, para as prefeituras e estará disponível na Internet para todos”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

18/3/2015

Prof. Victor Moutinho e alunos da Ufopa recebidos pela reitora da UFRRJ.

No Laboratório do Departamento de Recursos Florestais da UFRRJ - Fotos: Victor Moutinho.