Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março CFI e Isco promovem palestra dia 13 de março

CFI e Isco promovem palestra dia 13 de março

O professor de renome internacional Dr. Marc Lucotte, da Universidade de Quebeque em Montreal (UQAM), Canadá, proferirá palestra amanhã, 13, às 10h, no Auditório do Câmpus Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Lucotte falará sobre as principais descobertas feitas no âmbito do programa interdisciplinar “Poor Land Use, Poor Health” (PLUPH) realizado na região do Tapajós.

O PLUPH é realizado em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Canadá e tem o objetivo de reduzir os efeitos da exposição ao mercúrio por meio de peixes contaminados e a transmissão da doença de Chagas em famílias que trabalham com agricultura familiar na Amazônia. A proposta é contribuir à prevenção primária em saúde por meio do desenvolvimento e implementação de alternativas de uso do solo, já que a rápida e generalizada degradação ambiental, em particular as práticas de corte e queima das florestas tropicais, está diretamente relacionada ao aumento dessas patologias.

A iniciativa é do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e visa a proporcionar o intercâmbio de experiências entre os professores da Ufopa e Lucotte sobre os desafios da abordagem interdisciplinar no ensino e na pesquisa.

Sobre o palestrante - Marc Lucotte é professor do Instituto de Ciências Ambientais e atual diretor do programa de doutorado em Ciências Ambientais da UQAM, no Canadá. Ele foi condecorado como Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito pelo governo francês, em decorrência das suas pesquisas privilegiando a abordagem interdisciplinar e favorecendo a sinergia entre a produção científica e ações sociais e políticas. A originalidade e a importância social dos trabalhos de Lucotte no Brasil, Canadá e França também lhe renderam vários prêmios, incluindo o doutorado honoris causa da Universidade de Toulouse e o prêmio Michel-Jurdant.

12/3/2015