Ciclo de formaturas do Parfor encerra-se em Monte Alegre com outorga da maior turma
Na noite de quarta-feira, 25, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) encerrou, no município de Monte Alegre, o ciclo de formaturas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Foram 170 formandos nas áreas de Pedagogia, História e Geografia, Letras, Matemática e Física, Biologia e Química. Monte Alegre contou com a maior turma das sete colações que vinham ocorrendo desde o dia primeiro de março nos municípios de Santarém, Alenquer, Juruti, Oriximiná, Óbidos e Itaituba.
Ao todo, foram 914 professores que atuavam em sala de aula e ainda não tinham o diploma de graduação. A experiência foi marcante para centenas de pessoas e traz uma expectativa de transformação na área educacional. “Entregar nossos filhos nas mãos de pessoas qualificadas é algo que gera segurança. A Ufopa está de parabéns. Quero dizer que é um orgulho ter uma instituição federal presente em nosso município. Agora já podemos contar com um quadro de professores com formação superior. Aproveito para anunciar que iremos fazer concurso e vamos gerar oportunidade para essas pessoas buscarem estabilidade na vida profissional”, assegurou o prefeito de Monte Alegre, José da Costa Alves.
A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, após agradecer aos servidores da instituição, que conduziram todo o processo de formatura, a exemplo do Cerimonial, elogiou o papel das prefeituras, que foram fiéis aos acordos firmados para que os cursos, iniciados em 2010, chegassem ao fim. Falou, ainda, da revolução silenciosa que o Parfor está causando e lembrou o quanto a educação no Brasil precisa avançar. “Com a implantação do Parfor, começamos a revolucionar de forma silenciosa a educação no país. Precisamos superar o atraso e haverá um momento em que vamos zerar a permanência de professores sem o nível superior em sala de aula”.
A reitora assegurou que este ano as obras do Câmpus da Ufopa em Monte Alegre serão iniciadas. “Estamos em fase de processo licitatório. Já temos os recursos para o investimento; temos o terreno doado pela prefeitura e agora podemos dizer que temos mão de obra qualificada, com a formação dos professores do Parfor. O objetivo da Ufopa é ser profundamente transformadora da realidade educacional, na vida dos moradores de toda a região”, finalizou.
Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa
26/3/2015
Juramento dos 170 formandos de Monte Alegre. Foto: Albanira Coelho.