Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Comissão que normatiza uso de animais em pesquisa recebe propostas online

Comissão que normatiza uso de animais em pesquisa recebe propostas online

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está lançando o sistema de submissão de propostas online por meio dá página eletrônica www.ufopa.edu.br/ceua. “A submissão de propostas ficou mais dinâmica, mais simples. A partir de agora todo o trâmite será feito via sistema online, não há mais necessidade de impressão de grande quantidade de formulários de papel. Isso vai facilitar muito, tanto para o docente quanto para a comissão, que vai ter maior facilidade na avaliação dessas propostas”, esclareceu o presidente da CEUA, prof. Dr. Antonio Humberto Hamad Minervino.

Criada em 2013, a Comissão tem por finalidade realizar, analisar, emitir parecer e expedir certificados para protocolos que envolvam o uso de animais em aulas práticas de pesquisa, elaborados por docentes da Ufopa ou pesquisadores externos, observando o respeito aos princípios éticos na experimentação animal, elaborados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – Concea (órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia).

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) é um órgão independente de assessoria institucional, multidisciplinar e deliberativo, do ponto de vista ético, em questões relativas ao uso de animais, no ensino e na experimentação. É constituída por representantes da Universidade, por representante da sociedade civil e um representante de organização protetora dos animais.

Formada por seis integrantes, nomeados por meio de portaria, a CEUA atualmente é dirigida pelo Prof. Dr. Antonio Humberto Hamad Minervino, que cumpre mandato de dois anos. “De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório que toda atividade de pesquisa e ensino que envolva animais passe por uma avaliação antecipada da Comissão de Ética”.

Em 2014 foram submetidos 28 projetos à comissão. “Desses, a maioria foi aprovada, alguns aprovados com modificações. Essas modificações são adequações solicitadas pela comissão para que ocorra o menor sofrimento possível aos animais”, informou Minervino, que lembrou ainda o objetivo da CEUA: “preservar a qualidade de vida dos animais e, caso haja necessidade de sacrifício, que seja feito um sacrifício da forma mais humanitária possível”.

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa

10/3/2015