Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março CPADC: Seminário discute os desafios da prática docente

CPADC: Seminário discute os desafios da prática docente

Foto: Talita Baena

Estudantes de licenciatura em matemática e ciências de diversas instituições de ensino de Santarém participaram na última sexta-feira, dia 20, no Câmpus Rondon, do III Seminário de Práticas no Ensino de Ciências e Matemática da Ufopa, cujo tema foi Práticas Docentes com projetos na educação básica.

Organizado pelo Centro Pedagógico de Apoio e Desenvolvimento Científico (CPADC) do Iced, e fomentado pelo projeto Novos Talentos da Capes, o seminário foi uma oportunidade de perceber os dilemas e desafios do ensino de ciências e matemática no estado do Pará. De acordo com Glauco Pantoja, “esta é a 3ª edição do seminário e o objetivo é estreitar os laços entre a educação básica e a universidade”, disse.

A dura realidade dos índices insatisfatórios do Ideb foi lembrado durante a palestra de abertura, proferida pelo professor Edilan Quaresma. Na avaliação do palestrante, além da formação continuada, a estratégia de ensinar por meio de projetos educacionais colabora com a qualidade do ensino, pois por meio de projetos o professor poderá utilizar com exemplos da própria realidade do aluno, não mais com realidades tão distantes das crianças, sobretudo, das crianças que vivem nos municípios amazônicos. “Esses métodos e práticas criam nos alunos um interesse maior, um interesse que está baseado no envolvimento, na participação dos alunos, valorizando muitas das vezes os conhecimentos do aluno e o ambiente vivido pelos alunos. Quando a escola faz isso, o aluno compreende melhor a realidade em que vive, compreendendo melhor os conteúdos e, com isso, melhorando os indicadores da educação”, conclui.

À tarde, a programação do seminário prosseguiu com oficina de soroban e minicurso com práticas docentes com iniciação científica. Já no sábado, houve a apresentação de trabalhos do projeto Novos Talentos.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

23/3/2015