Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Fórum da Ufopa debate novas diretrizes curriculares para os cursos de Farmácia

Fórum da Ufopa debate novas diretrizes curriculares para os cursos de Farmácia

Fórum da Ufopa debate novas diretrizes curriculares para os cursos de Farmácia

Foto: Acervo do Isco.

No último dia 9 de março de 2015 foi realizada, no Auditório do Câmpus Tapajós, uma plenária envolvendo docentes e discentes do Curso de Farmácia da Ufopa, abordando a temática: “As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Farmácia”. Promovido pelo Instituto de Saúde Coletiva (Isco), o fórum contou com a participação dos alunos das turmas de Farmácia 2011, 2012, 2013 e 2014; e dos professores Katrine Escher, Leopoldo Baratto, Luciana Ramos, Kariane Mendes, Alexandre Escher, Tânia Pires e Fagner Aguiar.

Segundo a direção do Isco, o evento teve por objetivo fomentar a discussão, entre os atores que compõem o curso, sobre a elaboração de uma proposta destinada a subsidiar a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a qual deverá servir de referência para os interlocutores do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) junto ao Ministério da Educação (MEC) e a outras instâncias que participaram do processo de modificação da matriz curricular do Curso de Farmácia.

O resultado da apresentação da UFOPA, juntamente com o de todos os cursos de Farmácia do estado do Pará, foi apresentado no Fórum Estadual sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que aconteceu na última segunda-feira, dia 16, em Belém (PA). Os encaminhamentos serão levados ao Fórum Nacional sobre as DCN, que acontecerá durante o Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica, a ser realizado no período de 10 a 12 de junho de 2015 em Salvador, na Bahia.

Integração – Também no dia 9 de março foi realizado um evento de integração do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) com a Ufopa, o qual contou com a participação dos acadêmicos do curso de Farmácia, preceptores e da equipe do referido hospital, sob a coordenação de Claudiléia Galvão, da Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA.

Durante o evento foram apresentadas as normas e rotinas do hospital, que servirão de pré-requisito para os discentes do curso de Farmácia que pretendem realizar estágio no âmbito da farmácia hospitalar no HRBA. “É importante salientar que é uma oportunidade única para os alunos da Ufopa poderem estagiar no hospital de referência na região, uma vez que os mesmos poderão acompanhar, por exemplo, o processo de manipulação de quimioterápicos, que não é um campo de estágio realizado em qualquer hospital”, afirma o diretor do Isco, Waldiney Pires Moraes.

Comunicação/Ufopa, com informações do Isco

17/3/2015