Fórum da Ufopa debate novas diretrizes curriculares para os cursos de Farmácia
No último dia 9 de março de 2015 foi realizada, no Auditório do Câmpus Tapajós, uma plenária envolvendo docentes e discentes do Curso de Farmácia da Ufopa, abordando a temática: “As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Farmácia”. Promovido pelo Instituto de Saúde Coletiva (Isco), o fórum contou com a participação dos alunos das turmas de Farmácia 2011, 2012, 2013 e 2014; e dos professores Katrine Escher, Leopoldo Baratto, Luciana Ramos, Kariane Mendes, Alexandre Escher, Tânia Pires e Fagner Aguiar.
Segundo a direção do Isco, o evento teve por objetivo fomentar a discussão, entre os atores que compõem o curso, sobre a elaboração de uma proposta destinada a subsidiar a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a qual deverá servir de referência para os interlocutores do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) junto ao Ministério da Educação (MEC) e a outras instâncias que participaram do processo de modificação da matriz curricular do Curso de Farmácia.
O resultado da apresentação da UFOPA, juntamente com o de todos os cursos de Farmácia do estado do Pará, foi apresentado no Fórum Estadual sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que aconteceu na última segunda-feira, dia 16, em Belém (PA). Os encaminhamentos serão levados ao Fórum Nacional sobre as DCN, que acontecerá durante o Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica, a ser realizado no período de 10 a 12 de junho de 2015 em Salvador, na Bahia.
Integração – Também no dia 9 de março foi realizado um evento de integração do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) com a Ufopa, o qual contou com a participação dos acadêmicos do curso de Farmácia, preceptores e da equipe do referido hospital, sob a coordenação de Claudiléia Galvão, da Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA.
Durante o evento foram apresentadas as normas e rotinas do hospital, que servirão de pré-requisito para os discentes do curso de Farmácia que pretendem realizar estágio no âmbito da farmácia hospitalar no HRBA. “É importante salientar que é uma oportunidade única para os alunos da Ufopa poderem estagiar no hospital de referência na região, uma vez que os mesmos poderão acompanhar, por exemplo, o processo de manipulação de quimioterápicos, que não é um campo de estágio realizado em qualquer hospital”, afirma o diretor do Isco, Waldiney Pires Moraes.
Comunicação/Ufopa, com informações do Isco
17/3/2015