Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Mais de 130 professores de Óbidos colam grau pelo Parfor

Mais de 130 professores de Óbidos colam grau pelo Parfor

Queila Gomes, aluna de Pedagogia, profere oração acadêmica. Foto: Renata Dantas.

Na última sexta, dia 13 de março, 134 professores da rede pública de Óbidos e municípios vizinhos receberam, em cerimônia realizada no município, seus diplomas pela conclusão dos cursos de nível superior que cursaram através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O programa é desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com as secretarias de Educação dos estados e municípios em oito cidades do Oeste do Estado.

Os alunos fazem parte das primeiras turmas do Parfor implantadas na região. Ingressantes em 2010, os docentes colaram grau em cinco cursos: licenciatura em Pedagogia e licenciaturas integradas em Biologia e Química, História e Geografia, Matemática e Física e Letras Português/Inglês.

Raimunda Queiroz tem 42 anos e há 24 exerce a docência na escola Antônio Magalhães, que fica localizada na área rural do município de Óbidos. “Sou ex-aluna do projeto Gavião. Concluir essa graduação é um motivo de grande alegria. Vai contribuir muito para meu processo de ensino e aprendizagem com os alunos”. A ex-produtora rural concluiu o curso de Letras Português/Inglês e agora planeja dar aulas também para alunos do Ensino Médio, além do Fundamental. “Tive muitas dificuldades, passei por problemas de saúde, tive um quadro de depressão. Por isso me afastei da sala de aula por um tempo. Mas pretendo retornar logo. Agora é só felicidade, é um sonho que se realiza”, ressaltou.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, Profa. Fátima Lima, a Ufopa cumpre um importante papel na região, pois atende diversos municípios do Oeste do Pará através do Parfor. “Somente este ano, com a colação de grau das primeiras turmas do programa, estamos formando quase 900 docentes. Isso contribui para a melhoria dos índices de educação do estado do Pará, tanto no que se refere à qualificação docente, quanto aos processos avaliativos feitos pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil e o Enem”, explica Fátima.

A melhoria na qualidade da educação não aparece somente nos índices, mas principalmente nas salas de aula. “Trabalho com turmas multisseriadas, de primeira a quinta série, na comunidade quilombola Mondongo. Agora tenho mais conhecimento e já posso dar aulas mais específicas. O que aprendi no curso vai fazer a diferença na sala de aula com meus alunos”, ressalta Marcinete Baima. Com 43 anos de idade, Marcinete é professora há 18 e acaba de concluir sua segunda graduação, em Matemática e Física. A primeira foi em Pedagogia. “Não queria perder a oportunidade que o Parfor me deu”, destaca.

Além dos 134 professores que se graduaram este ano, mais 450 docentes da região de Óbidos estudam atualmente pelo Parfor. “Isso significa um avanço para a qualidade da Educação em nosso município, já que, com o Parfor, a gente vem eliminando de uma vez por todas a figura do professor leigo. É um engrandecimento da educação, à medida que temos mais professores qualificados em diversas áreas de conhecimento, como História, Biologia, Matemática”, avaliou o secretário de Educação de Óbidos, João Rodrigues Neto, que aproveitou para acrescentar que a formatura desses professores representa “a presença definitiva da Ufopa no município”.

Durante a cerimônia de formatura em Óbidos, estiveram presentes a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, Profa. Fátima Lima, na ocasião representando a reitora da Universidade; a coordenadora geral do Parfor na Ufopa, Profa. Ednéa Carvalho; o prefeito de Óbidos, Mário Henrique Guerreiro; o pró-reitor de Gestão Estudantil da Ufopa, Prof. Valdomiro de Sousa; a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia, Profa. Lucineide Pinheiro; a coordenadora local do Parfor, Elza Barbosa; o secretário municipal de Educação, João de Sousa Neto; e a administradora do Câmpus da Ufopa em Óbidos, Melinda Savino, também paraninfa da turma de Biologia e Química.

Sobre o Parfor - É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de instituições federais de educação superior (IFES) e das secretarias de Educação dos estados e municípios. O Parfor tem a missão de formar professores que não têm formação adequada, como aqueles que ministram aulas de disciplinas diferentes da de sua formação ou que não têm o diploma de graduação.

O Parfor/Ufopa iniciou-se em 2010 e, atualmente, está presente em oito municípios da região Oeste do Pará - Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém -, atendendo a mais de três mil alunos em quatro cursos de licenciaturas integradas (Biologia e Química, Geografia e História, Matemática e Física e Letras Português/Inglês), além de Pedagogia na modalidade presencial.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

17/3/2015

Momentos da colação de grau do Parfor/Ufopa em Óbidos - Fotos: Renata Dantas.