Você está aqui: Página Inicial Notícias 2015 Março Pibid de Matemática retoma atividades

Pibid de Matemática retoma atividades

Bolsistas participam de oficina do programa - Foto: Maria Lúcia Morais.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (Iced) está retomando as atividades deste primeiro semestre. Os 12 bolsistas que integram o programa estão recebendo treinamento, para em seguida atuar nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio Pedro Alvares Cabral e Onésima Pereira de Barros, que estão entre as que recebem maior número de alunos na cidade de Santarém. As atividades serão iniciadas nas próximas semanas, de acordo com o calendário escolar de cada unidade. A ideia é que os bolsistas realizem intervenções semanais.

Coordenado pelo Prof. Dr. Hugo Diniz, o programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

“Um dos nossos objetivos principais é levar aos alunos de escolas públicas atividades que envolvam manipulação de materiais concretos no ensino da matemática e também atividades diferenciadas que não envolvam diretamente exposição oral de conteúdos, mas sim atividades de simulação de cálculos que abordem geometria, jogos no ensino das quatro operações. Neste ano, vamos atuar em turmas de 8a série e do 9o ano e o foco será a aritmética”, esclareceu Diniz.

Nesta semana, os bolsistas passaram por treinamento do ensino/aprendizagem da aritmética utilizando o soroban, um ábaco japonês de cinco contas que auxilia no aprendizado das cinco operações matemáticas. Os sorobans que serão utilizados nas atividades foram confeccionados pelos próprios bolsistas. “É uma experiência inovadora para mim, pois tenho a oportunidade de estar na sala aula e ao mesmo tempo aprender a ser professora. Outra questão muito interessante é a oportunidade de produzir o material didático que nos proporciona uma experiência interdisciplinar, pois também temos noções sobre pedagogia”, explicou Alzenira da Silva Leão, aluna do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (Iced) e que está no programa desde 2013.

O objetivo do PIBID é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o programa faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola estaduais e municipais. “O projeto tem dois públicos-alvos: os alunos de licenciatura da Ufopa e os estudantes das escolas públicas. Em cinco anos de atividades temos conseguido aproximar os alunos de licenciatura das escolas, dando oportunidade a esses alunos de atuarem no ensino público, mesmo antes do estágio. O resultado é uma certa liberdade pedagógica”, afirmou Hugo Diniz.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

13/3/2015